Como limpar poltronas

Como limpar poltronas em casa

Para te auxiliar e tornar a limpeza de poltronas fácil, o Westwing reuniu dicas imperdíveis! Com elas, será possível deixar o móvel novo outra vez, com praticidade e sem estresse. Confira!

As poltronas são parte fundamental na decoração de casa. Elas são responsáveis por tornar a sala de estar e outros ambientes ainda mais agradáveis e bonitos. Por isso, após escolher o modelo que melhor combina com o seu estilo, é importante aprender como limpar poltronas em casa.

Grandes, pequenas, reclináveis, de encosto alto ou no formato de costela, ter pelo menos uma em casa é sinônimo de bom gosto! Mas, é importante que elas estejam sempre limpas. Com uma higienização bem feita todos os meses, sua casa sempre parecerá nova.

Como limpar poltrona de tecido?

Neste caso, como as poltronas decorativas são usadas com frequência no dia a dia, a limpeza completa das peças feitas em tecido deve ser feita uma vez ao mês, pelo menos. Desta forma, você evita o acúmulo de impurezas ou manchas, que tornam-se difíceis de tirar conforme o passar do tempo.

O tratamento das poltronas de tecido é diferente da limpeza das poltronas de couro. Verifique o material principal de cada produto para não avariar o móvel durante o processo de higienização.

  • Dica 1: No caso das poltronas de tecido, é importante passar o aspirador de pó todos os dias para retirar a poeira que se acumula na superfície da peça. Assim, você facilita o processo de limpeza completa do mês.
  • Dica 2: O estofado pode ser higienizado com uma solução caseira efetiva. Faça a mistura com 200ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio. Com esses ingredientes, é possível eliminar manchas, mau cheiro e mofo.
  • Dica 3: Sabia que poltronas modernas encardidas podem ficar brancas outra vez? Para isto, faça outra solução caseira com 500ml de água, 140ml de álcool, 100ml de vinagre, 40g de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de amaciante. Aplique sobre o estofado e use uma escova de cerdas macias para esfregar. Em seguida, passe um pano seco e limpo e retire o excesso de produto.

Você também pode realizar a limpeza das peças com a lavagem a seco. Este tipo de higienização é recomendada para quem não deseja gastar tanto tempo na rotina. Neste caso, polvilhe bicarbonato de sódio pela superfície da poltrona e deixe agir por cerca de uma hora. Em seguida, basta aspirar o produto.

Se as manchas não saírem, o recomendado é separar um tempo para colocar a dica três em prática.

Já as poltronas de veludo ou linho devem ser higienizadas com uma mistura de 250ml de vinagre branco e um litro de água morna. Use um pano umedecido para limpá-las. Mas, atenção: evite produtos de limpeza, porque eles podem danificar estes tecidos.

Como limpar poltrona de couro?

Assim como outros produtos feitos com este material, como cadeiras e sofá, é preciso atenção para limpar e manter as características das peças, sem danificá-las. Neste caso, o ideal é fazer a higienização completa do móvel uma vez ao mês.

  • Dica 1: Na hora da limpeza completa, use um pano levemente umedecido com sabão de coco ou detergente neutro. Passe por toda extensão da peça e, em seguida, use um pano molhado para retirar o produto.
  • Dica 2: Quando as poltronas decorativas estiverem secas, use cera de couro para intensificar o brilho e hidratar o material.
  • Dica 3: Se a poltrona sujar, limpe imediatamente sempre. Desta maneira, a superfície não ficará impregnada com manchas difíceis de serem removidas.

Em relação a limpeza das poltronas de corino, aquele tipo de couro 100% ecológico, você deve utilizar sabão neutro e um pano úmido. Evite produtos de limpeza e abrasivos que podem danificar os móveis.

Faça a higienização das peças de couro e courino diariamente, com o auxílio de um pano de algodão seco. Assim, você reforça as qualidades do material.

Lembre-se de que, ao contrário das poltronas decorativas de tecido, estes modelos não podem secar sob o sol, porque o calor causa rachaduras e estraga o material, diminuindo sua durabilidade e resistência.

De todo modo, se você ainda não tem coragem de limpar o móvel em casa, também é possível mandá-lo para empresas especializadas em limpeza de poltronas e sofás. Elas farão a higienização completa e, em consequência, você não precisará gastar parte do seu tempo.


Todos os produtos indicados nesse texto não devem ser, em hipótese alguma, substituídos. Antes da aplicação, teste em uma pequena região da poltrona e observe se não há reação negativa. A mistura de produtos químicos podem causar manchas, corrosão e queimaduras. Recomendamos sempre cautela.


Viu só como limpar poltrona em casa é fácil? Deixe a peça secar à sombra ou sobre o sol por 24 horas. Você verá que após a limpeza e a secagem, seu móvel estará renovado, pronto para o uso!

Aproveite que você chegou até aqui e confira as melhores dicas de harmonização de quem entende do assunto:

Westwing logo

Aprenda a harmonizar uma poltrona em seu ambiente com o Westwing!

Poltronas de Tecido

As poltronas de tecido são as mais comuns. Feitas em algodão, linho, veludo ou fibras sintéticas, elas adicionam charme onde são colocadas. Existem diversos modelos de poltronas que podem ser posicionadas em diferentes ambientes, da sala de estar, ao lado do sofá, até o quarto, próxima à cabeceira da cama.

Em todos estes casos, para fazer a melhor escolha, é preciso levar em consideração seu estilo pessoal e tamanho do cômodo, bem como o estilo da peça, suas proporções e funcionalidade. Ao compreender todas essas características, fica fácil escolher o móvel certo.

As poltronas de algodão são as mais macias, recomendadas para todos os ambientes. Elas são fáceis de limpar e possuem alta durabilidade, por causa do material. Você pode posicioná-la na sala de estar para receber visitas, ou na área externa, num cantinho de leitura amistoso.

Já as poltronas de veludo são modernas e refinadas. Elas caem bem na sala de estar, ou de jantar, conferindo elegância. As de linho são macias resistentes, assim como as feitas em fibras sintéticas. Decore a sala de estar com estas opções!

Poltronas de Couro

As poltronas de couro são imponentes, consideradas artigos de luxo atemporais. Elas caem bem em escritórios e em salas de estar, onde acrescentam personalidade e muito estilo.

Outra opção, para quem prefere materiais sustentáveis e eco-friendly, são as poltronas de corino. Muito parecida com o couro real, elas não esquentam com facilidade e são fáceis de higienizar.

Estas duas opções são as mais recomendadas para quem tem animais de estimação em casa, já que os pelos não grudam pela superfície e podem ser retirados com aspirador ou pano.

As poltronas de couro e corino também são ótimas para quem tem algum tipo de alergia, porque não acumulam poeira, nem causam irritações na pele. Assim, fica difícil resistir, não é?

Os modelos na cor preta, com detalhes de madeira são os mais tradicionais. Mas, você pode ir além e escolher peças coloridas, como poltronas vermelhas, brancas ou marrons. Combine o móvel com detalhes nos mesmos tons, para que o ambiente fique harmônico e aconchegante.


Seja para relaxar após um longo dia de trabalho, colocar a leitura em dia ou receber convidados especiais, é fundamental mantê-las sempre lindas e limpas.

Gostou? Na Revista Westwing você encontra mais dicas de decoração, tendências e DIYS fáceis para renovar seu lar com praticidade. Não fique de fora!


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos mais dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Você pode gostar disso:

Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneir... Quem cozinha frequentemente sabe bem que após poucos pratos preparados o forno e o fogão já ficam cobertos de gordura e outros tipos de sujeira. E nã...
Casa fresca com cortinas limpas! Sua casa fresquinha com cortinas blackout. Mantenha suas cortinas sempre limpinhas. Peças tão importantes que protegem e dão leveza aos ambientes da ...
Coma bem sem sair da dieta neste inverno O inverno está chegando e o frio traz junto aquele monte de delícias típicas da estação. O grande problema é que grande parte dos pratos favoritos de...
Como remover cola do vidro Quer reutilizar uma daquelas tigelas de geleia, mas a cola do vidro não quer sair por nada? A gente trouxe umas dicas para facilitar seu trabalho ness...
Compartilhe:

Comentários