pessoa fazendo limpeza de um tapete

5 dicas para te ajudar na hora de lavar tapetes

Se você usa tapetes em casa com certeza já reparou que é muito difícil mantê-los sempre limpos, não é?

Os tapetes costumam ficar sujos com muita facilidade, e por isso, a tarefa de lavá-los é feita com uma frequência muito maior que os demais itens domésticos. Este processo de limpeza pode ser bem cansativo e maçante, pois alguns tapetes são muito grandes e feitos de materiais difíceis de manusear, como é o caso dos tapetes persas, por exemplo. Como cada tapete é feito de um material diferente, é muito comum que surjam dúvidas sobre quais os produtos adequados e a melhor técnica para aplicá-los. 

Por que lavar os tapetes?

Os tapetes vivem em contato direto com o chão e são constantemente pisoteados por quem passa pelo ambiente. Por isso, acumulam muito mais sujeiras que outros objetos de casa. No caso dos tapetes de tecido, por exemplo, além da poeira, com o tempo ainda podem acumular ácaros e fungos. Portanto, ao lavar os tapetes, você a prolonga sua vida útil, pois evita que fiquem encardidos, ou que o material fique danificado, e ainda promove o bem estar dos moradores da sua casa, evitando crises de alergia e rinite.

Para tornar a etapa de lavar os tapetes mais simples e assertiva, separamos algumas técnicas que são bem fáceis de executar e super eficientes. 

Pode lavar os tapetes na máquina?

Não recomendamos que use a máquina para lavar os tapetes. Embora pareça uma solução fácil e prática isso pode danificar o material e até deixá-los deformados.

Use detergente neutro para limpar tapetes felpudos ou de pelo.

O detergente ajuda a lavar os tapetes felpudos sem perder a maciez

Para lavar os tapetes felpudos ou de pelo, não é necessário retirar de seu cômodo ou deixar eles completamente molhadas. Sua principal característica é a maciez, ao encharcar você pode comprometer seu material e nunca mais ter o mesmo efeito.

Para fazer sua limpeza, utilize os seguintes materiais: 

  • Borrifador;
  • 200 ml de água;
  • 100 ml de detergente;
  • Escova de cerdas macias;
  • 100 ml de amaciante.

Passo a passo:

Faça uma solução de água com detergente e borrife pelo tapete até esteja totalmente umedecido. Agora escove os pelos e retire o excesso de umidade com um pano. Para finalizar borrife uma solução de amaciante com água para devolver a maciez ao tapete e deixar um cheirinho agradável.

Como limpar tapete persa

Os tapetes persas são conhecidos pela nobreza do seu material, que faz com que tenham uma alta durabilidade. Mas, para que eles se mantenham intactos com o tempo, recomendamos que, no dia a dia, seja feita somente uma manutenção para tirar poeiras e plumas.

Para fazer uma lavagem profunda do tapete persa, contrate uma equipe especializada, pois eles têm o conhecimento e os materiais necessários lavá-los sem danificar a tintura e as fibras.

O que usar na limpeza do tapete persa:

Escova;

Aspirador de pó;

Passo a passo: 

Comece escovando o tapete, sempre de dentro para fora, para tirar plumas, fios de cabelo ou pelos de animais. Agora finalize a manutenção com o aspirador de pó, para sugar as sujeiras que estão mais grudadas.

Use água corrente e sabão de coco para lavar tapetes de crochê e barbante

como lavar apete de crochê

Os tapetes de crochê e de linha são verdadeiros artesanatos, pois são feitos á mão, com tecidos delicados e, que e em alguns casos, são bem coloridos. Portanto, para que a lavagem dos tapetes de crochê ou linha seja completa, é necessário mergulhar completamente na água com sabão, mas sempre tomando cuidado para não desbotar ou ressecar.

materiais necessários: 

  • Sabão de coco;
  • Água.

Passo a passo:

Se o tapete estiver muito sujo você pode preparar um molho de água morna com sabão de coco e deixar por meia hora. Não use outros tipos de sabão, como o em pó, pois eles podem ressecar as fibras. Ao tirar do molho, esfregue o tapete na mão e em seguida enxágue bem, até sair todo o sabão. Deixe secar à sombra, isso também ajuda a não ressecar o material.

O aspirador de pó é essencial para higienizar tapetes de juta ou sisal

Para fazer a higienização dos tapetes de juta ou sisal não é necessário lavar, mas sim fazer uma limpeza delicada. Como são feitos de materiais naturais, o contato com a água pode deixar o material enfraquecido.

A limpeza dos tapetes de juta ou sisal é bem prática e fácil. Confira abaixo como fazer.

materiais necessários: 

Aspirador de pó;

Pano;

Detergente;

Água.

Passo a passo:

Sacuda o tapete para que o excesso de plumas caia no chão, agora utilize o aspirador de pó para tirar limpar as sujeiras que se soltaram. Passe o aspirador também pelas duas faces do tapete. Por sim, utilize um pano umedecido com detergente e água somente nos locais que tenham alguma mancha de sujeira. Esfregue com delicadeza até sair tudo.

Dica extra: Como limpar xixi de cachorro e gato dos tapetes

como limpar xixi de cachorro em tapetes

Para quem tem bichinhos de estimação em casa, os cuidados precisam ser redobrados, pois, além das sujeiras do dia a dia, os pets fazem dos tapetes o seu alvo preferido. O truque para limpar completamente o xixi está em neutralizar o odor que fica impregnado. Confira o que usar neste caso:

O que utilizar: 

Borrifador;

200 ml de água;

100 ml de detergente;

100 ml de vinagre branco;

Papel absorvente.

Passo a passo:

Use o papel absorvente para tirar o excesso de urina. É importante que o papel seja pressionado contra a poça de xixi e não deve ser esfregado na superfície, pois isso pode fazer com que o líquido se espalhe ainda mais.

Faça uma mistura de detergente com água e borrife no xixi para limpar e, em seguida, utilize mais alguns papéis para tirar o excesso de umidade. Por último, dilua o vinagre com água e borrife. O vinagre irá ajudar a neutralizar o odor.


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários