5 truques para preparar sua casa e te aquecer durante o frio

5 truques para preparar sua casa e te aquecer durante o frio

Para aquecer a casa durante os dias mais frios não é necessário fazer grandes mudanças nos cômodos. Com alguns truques simples e eficientes você consegue deixá-la preparada para esta época do ano.

A chegada do frio afeta diretamente nossos hábitos e rotina. Aqui no Brasil, por exemplo, a temperatura se mantém quente durante a maior parte do ano, portanto, quando vamos construir ou decorar nossas casas, não temos o costume de fazer isso pensando em maneiras de sempre mantê-la aquecida. Assim, quando as temperaturas finalmente caem, encontramos o desafio de tornar nossos lares os mais quentinhos e aconchegantes possíveis, para suportar este período frio que, geralmente, vai de maio a agosto.

Neste artigo, separamos os principais truques para aquecer a sua casa e deixá-la preparada para os dias mais frios, sem precisar gastar muito. Confira abaixo!

Lave cobertores, edredons e mantas

lave cobertores antes de utilizar para se aquecer do frio

Chegou a hora de tirar os cobertores do armário. Geralmente, eles ficam o ano inteiro guardados esperando seu momento de entrar em ação. Esse tempo todo guardados em um local fechado, sem receber muita luz ou ventilação, acaba contribuindo para a proliferação de ácaros e bactérias. Isso faz com que os cobertores fiquem com um cheiro que não é muito agradável. Portanto, recomendamos sua higienização antes de utilizá-los. Além de limpinhos, eles ficarão com um cheirinho de amaciante, que é super agradável na hora de dormir! 

Dicas para lavar seus cobertores

  • Antes de colocar o cobertor na máquina, verifique a sua capacidade máxima. Para cobertores de tamanho queen ou king size, a máquina precisa ter capacidade acima de 10 kg.
  • Ao invés do sabão em pó, utilize o líquido. Assim, você evita que fiquem resíduos após a lavagem.
  • Não utilize secadoras ou deixe secar no sol. A secagem deve ser feita à sombra para evitar que o tecido fique ressecado ou desbotado.

Faça uma faxina bem profunda antes do frio começar

No Brasil, pelo menos na maioria das regiões, o frio costuma ser sinônimo de um clima seco, com umidade bem baixa. Essa combinação faz com que a poeira circule ainda mais pelo ar, potencializando crises alérgicas, gripes e resfriados. Portanto, realizar uma faxina minuciosa, focada principalmente nos itens que costumam acumular mais pó e germes, pode ser de grande ajuda para evitar problemas de saúde. Recomendamos que essa faxina seja feita antes do início dos dias em que as temperaturas estão mais baixas, pois muitas atividades precisam de água e sabemos como é desagradável mexer com água no frio. 

Locais que devem ser priorizados em uma faxina mais profunda:

  • Locais de difícil acesso para a vassoura, como embaixo dos móveis ou no vão entre eles e as paredes;
  • Teias de aranha no teto;
  • Portas e janelas;
  • Superfície de móveis mais altos como geladeiras e armários;
  • Calhas;
  • Estofados;
  • Cortinas e tapetes.

Tapetes ajudam a aquecer os ambientes

Utilize tapetes para aquecer ambientes durante o frio

Utilizar tapetes é uma ótima forma de manter a casa aquecida durante o frio. Os materiais dos pisos costumam ser naturalmente frios, e, nessa época do ano, ficam mais gelados ainda. O tapete mantém o chão quentinho e ajuda a decorar o ambiente.

Melhores tipos de tapete para aquecer a casa durante o frio:

  • Crochê;
  • Tricô;
  • Pelinhos;
  • Pele sintética.

Como usar cortinas para aquecer ambientes

Utilize cortinas para aquecer ambientes durante o inverno

As cortinas são úteis em todas as épocas do ano, pois ajudam a bloquear o sol, a chuva e o calor. Durante o frio, elas também são bem úteis pois ajudam a bloquear a entrada do vento frio e o tecido conserva o calor circulando pelo interior da casa. Quando a temperatura cair, troque os tecidos leves e claros, que geralmente usamos no calor, por versões com tecidos mais pesados e escuros. Os tons terrosos, como por exemplo o marrom, bordô e caramelo são os mais indicados.

Coloque mantas no sofá

Utilize mantas para aquecer o sofá durante o frio

Assim como o tapete e a cortina, as mantas são mais um truque de como utilizar tecidos para reter o calor durante os dias mais frios, e, além de tudo, deixam o sofá mais aconchegante. As mantas podem ser feitas de vários materiais e estampas para combinar com a decoração da sua casa, como, por exemplo: microfibra, tricô e lã.

Truques extras que ajudam a aquecer a sua casa durante os dias mais frios

Compre um aquecedor portátil

No Brasil, não temos o costume de instalar aquecedores nas paredes, pois, na maioria dos meses, a temperatura se mantém bem quente. Por isso, a versão portátil deste aparelho é a que mais se encaixa em nossa realidade. Eles costumam ser pequenos, o que facilita o manuseio e não ocupam muito espaço na hora de guardar.

Instale aquecedores na água

Fazer faxina durante o frio é bem mais complicado, pois a maioria das tarefas envolvem água. Uma forma de tornar esse momento mais agradável é com a instalação de aquecedores de água nas torneiras de sua casa. Desta forma, você pode lavar a louça, banheiro ou passar pano no chão com a água quentinha.  


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários