Arroz Carreteiro com o Chef Julius

Arroz Carreteiro com o Chef Julius

Uma receita cortesia dos nossos amigos do Sul que foi parar no coração do Brasil. Hoje no Blog da Maria Brasileira uma receita de Arroz Carreteiro com o Chef Julius! Confira:

Não existe acompanhamento melhor pra um churrasco que uma boa panelada de Arroz Carreteiro. Um prato bem temperado e com identidade forte. É uma verdadeira delícia típica Brasileira.

Pensando nisso nós trouxemos para o blog uma receita exclusiva do Chef Julius para poder turbinar o seu almoço ou agradar todos os convidados. E também não perca a oportunidade de acompanhar essa receita mais que maravilhosa no nosso canal no YouTube:
Arroz Carreteiro | Ep. 2 | Comidas Típicas Brasileiras

Ingredientes para o Arroz Carreteiro

  • ½ xícara de bacon em cubos;
  • ½ xícara de cebola picada;
  • ½ xícara de calabresa em laminas;
  • 1 tablete de caldo de carne;
  • 4 dentes de alho picados ou amassados;
  • ½ xícara de carne seca dessalgada e desfiada;
  • ¼ de xícara de pimentão verde picado;
  • 2 xícaras de chá de arroz;
  • 1 litro de água fervente;
  • Salsinha e cebolinha a gosto;

Modo de preparo

Preparando a panela

Coloque o bacon na panela até que ele comece a soltar o óleo da gordura. Recomendamos que leve também a pele do bacon para a panela, pois ela irá dar uma boa temperada na mistura.

Adicione em seguida a cebola, o alho, a linguiça calabresa e um tablete de carne esfarelado, e o principal item do tempero que é a carne seca. A carne seca deverá estar desfiada, cozida e salgada. Mexa bem a panela e deixe refogando em fogo baixo/médio por 2 min.

Cozinhando o Arroz

Após dois minutos mexendo o tempero refogado já é possível adicionar o arroz.

Coloque também o pimentão verde, mas não use ele todo, aproveite-o para também decorar o prato depois.

Continue mexendo a panela para poder selar o arroz. É importante para que o arroz comece o processo de liberar o amido e assim deixando o arroz mais cremoso, que é uma das características do arroz carreteiro.

Você reparou que até esse momento não usamos nenhuma medida de sal? Isso é porque para esta receita o sal é opcional, visto que a linguiça calabresa, o bacon e o pimentão são ingredientes com muito sabor.

Finalizando o Arroz Carreteiro

Após preparar os temperos e refogar o arroz nós chegamos na etapa final.

Adicione na mistura 1 litro de água fervendo, mexa bem. Deixe em fogo baixo/médio por cerca de 30 minutos, passado esse tempo o arroz estará pronto.

Para incrementar o prato e melhorar a decoração vamos preparar uma carne seca refogada.

Use uma frigideira e uma colher de sopa de azeite para refogar e fritar a carne seca. Frite bem até que a carne seca não se prenda no fundo da panela. Após esse passo, o prato está mais que delicioso e pronto para ser servido!

Essa receita te deu água na boca, né? Aproveita então e dá uma lida no nosso blog ou uma olhada no canal no Youtube, lá temos outras receitas deliciosas de comidas típicas brasileiras! Confira também o nosso Instagram e Facebook para mais dicas da Maria Brasileira.