Casa-ou-apartamento

Casa ou apartamento: saiba qual é o tipo de imóvel ideal para você

Se você planeja comprar ou alugar um imóvel, precisa escolher entre casa ou apartamento. Para isso, é importante conhecer as especificidades de cada um, bem como suas preferências e necessidades.

A compra ou a locação de um imóvel envolve diversas escolhas. A decisão entre casa ou apartamento é uma delas. Para escolher a opção ideal, é importante considerar não somente suas preferências pessoais, mas também suas necessidades. Não se esqueça, também, de levar em conta as opiniões das pessoas que vão morar com você.

Como a escolha é individual, não é possível definir uma resposta exata sobre que tipo de imóvel é melhor para cada situação. Dessa forma, é necessário que você e sua família considerem as principais vantagens e desvantagens de cada um.

Se você precisa de ajuda para escolher entre casa ou apartamento, encontrou o artigo certo. Nesse texto você vai conferir:

  • Vantagens de morar em uma casa
  • Desvantagens de morar em uma casa
  • Vantagens de morar em um apartamento
  • Desvantagens de morar em um apartamento
  • O que saber antes de comprar ou alugar um imóvel?

Vantagens de morar em uma casa

Se você precisa escolher entre uma casa ou apartamento, precisa conhecer as especificidades de cada um dos tipos de moradia para tomar uma boa decisão. Nesse tópico você irá conferir os principais benefícios de comprar ou de alugar uma casa:

Mais liberdade

Se você preza pela sua liberdade, vai gostar de morar em uma casa. Isso porque, nesse tipo de moradia, você tem muito mais opções, principalmente, de lazer. 

Mesmo que muitos apartamentos estejam situados em condomínios com áreas destinadas à diversão, é importante ressaltar que os espaços são compartilhados e, por isso, você e sua família podem não ter toda a liberdade que precisam e desejam.

Ao alugar ou comprar uma casa, entretanto, a área de lazer é somente sua. Isso significa que cabe somente à sua família decidir os visitantes, os espaços e as atividades de diversão, entre outros.

Suponha, por exemplo, que você deseja ir à piscina. Em um condomínio de apartamentos, deverá dividir todo o espaço com os demais moradores que estiverem no local. Já em uma casa, você terá liberdade para usufruir da área sozinho ou apenas na companhia de familiares e/ou de amigos.

Mais privacidade

Outro aspecto vantajoso de optar por uma casa é a possibilidade de usufruir de muito mais privacidade. Isso porque, em um condomínio de apartamentos, seu imóvel estará sempre cercado de vizinhos e, por isso, você pode não se sentir à vontade para realizar uma série de atividades.

Ao contrário do que acontece em apartamentos, as casas possibilitam que você, por exemplo, converse com seus amigos e familiares sem se preocupar se os vizinhos irão ouvir. 

Outro aspecto positivo de morar em uma casa é a falta de preocupação com barulhos, tanto com os produzidos em seu imóvel quanto os produzidos pelos vizinhos. Isso ocorre porque as casas estão, na maioria das vezes, situadas a uma distância muito maior do que os apartamentos em um condomínio.

Comprar ou alugar uma casa, então, se mostra benéfico se você se preocupa com sua privacidade e se não quiser incomodar ou ser incomodado por barulhos.

Não há regras de condomínio

Por fim, uma das principais vantagens de morar em uma casa em bairro é não ter de obedecer às regras do condomínio. Mesmo que as normas do regimento interno sejam importantes para manter a boa convivência entre os moradores, é possível que causem desconforto a algumas pessoas.

O problema é, em nome da harmonia, mesmo os condôminos que não concordam com as regras precisam obedecê-las. Essa situação, é claro, não ocorre aos moradores de casas, já que as normas de condomínio não existem – a não ser que sua casa esteja situada no interior de um.

Outro aspecto importante é que, por não existir um condomínio, você não deverá pagar a taxa referente às instalações. Assim, morar em uma casa pode ser mais econômico nesse aspecto.

Desvantagens de morar em uma casa

Apesar de ser benéfica, as casas também apresentam algumas desvantagens aos moradores, tais como:

Menos segurança

Diante de inúmeros problemas relacionados à criminalidade do País, buscar um imóvel seguro é a prioridade. Nesse caso, é necessário ressaltar que as casas oferecem menos segurança aos moradores quando em comparação com os apartamentos. Por não estarem situadas no interior de condomínios, não contam com portarias e, caso deseje um sistema de vigilância, este fica por conta do próprio morador. 

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é seu tempo de permanência no imóvel. Isso porque, quanto mais tempo a casa fica sem nenhum morador, mais vulnerável está à ação de criminosos.

Casa ou apartamento

Custos mais elevados

Por fim, você deve considerar que, ao escolher uma casa para morar, terá de arcar com todos os custos da manutenção de imóvel. 

Em condomínios de apartamentos, por exemplo, é comum que existam profissionais dedicados aos cuidados e aos consertos das áreas de lazer, o que não ocorre em uma casa.

Vantagens de morar em um apartamento

Assim como as casas, os apartamentos podem ser muito benéficos para algumas pessoas. Para isso, é importante que você esteja atento às principais vantagens oferecidas:

Praticidade

Você já deve ter ouvido falar que cuidar de um apartamento é bem mais fácil do que cuidar de uma casa. E, de fato, a afirmação é verdadeira. A limpeza é um dos principais aspectos relacionados à praticidade, uma vez que, por estarem localizados a uma distância considerável das ruas, os apartamentos sofrem menos com a poeira.

Outro aspecto importante está relacionado às áreas de lazer. Se você gosta de ir à piscina ou à academia com frequência, por exemplo, pode buscar um condomínio que conta com esses espaços. Assim, você não precisará sair do local para se divertir.

Sociabilidade

Se você é uma pessoa social, deve considerar morar em um apartamento. Isso porque a proximidade com os vizinhos e a necessidade de compartilhar as áreas de lazer faz com que as pessoas do condomínio tenham muito contato.

Casa ou apartamento

Mais segurança

Por fim, você deve considerar que um apartamento é muito mais seguro do que uma casa. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, os condomínios são equipados com portarias 24 horas, além de sistemas de vigilância e outros equipamentos.

Esse fato faz com que tanto pessoas de fora do condomínio quanto os próprios moradores mal-intencionados se mantenham distantes de você e de seu apartamento.

Desvantagens de morar em um apartamento

Por fim, antes de escolher entre casa ou apartamento, você precisa conhecer as desvantagens deste último:

Regras do condomínio

A necessidade de respeitar as regras do condomínio é o aspecto mais relevante quando o assunto são desvantagens de morar em apartamentos. Isso porque, para manter a boa convivência entre os condôminos, todos os moradores precisam respeitar as normas do regimento interno, mesmo que não concordem com estas.

Nesse aspecto, caso você deseje ter um animal de estimação, é importante verificar se o condomínio permite a criação de um pet em suas dependências.

Menos privacidade

Ao contrário do que ocorre nas casas, a privacidade pode ser um problema nos apartamentos. Isso ocorre porque os imóveis estão localizados a uma distância muito próxima, o que faz com os vizinhos, por exemplo, escutem as conversas de outros condôminos.

Além disso, você deve considerar que, muitas vezes, poderá ter problemas com os barulhos dos vizinhos e, também, poderá se preocupar com suas atividades, uma vez que elas podem incomodar as outras pessoas.

Casa ou apartamento

O que saber antes de comprar ou alugar um imóvel?

Antes de escolher entre uma casa ou apartamento, você precisa se preparar para a compra ou para a locação de um imóvel. Isso significa que o sucesso da negociação depende, principalmente, do planejamento.

Dessa forma, antes de comprar ou alugar casa ou apartamento, você precisa se planejar financeiramente. Avalie, portanto, quanto dinheiro você tem disponível para a transação. Para isso, coloque todos os seus gastos e ganhos em uma planilha e verifique sua situação financeira. 

Na sequência, é necessário verificar quanto dinheiro está disponível para investir na compra ou no aluguel de uma casa ou apartamento. Você pode, também, verificar quais pontos do orçamento podem ser reduzidos para economizar dinheiro. 

Nessa etapa, é importante que você preste atenção em suas possibilidades e seja realista no momento de encontrar o imóvel.

Posteriormente, você deve começar a realizar uma busca em portais de imóveis. É importante que os sites sejam confiáveis e sérios e, para isso, você deve pesquisar pela reputação das empresas na internet.

Dessa forma, para encontrar o imóvel ideal, que tal conhecer o Portal da Arbo Imóveis, que reúne milhares de casas e apartamentos em centenas de cidades do Brasil?!

A Arbo Imóveis

Parceiros da Maria Brasileira, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, operamos um dos maiores portais de imóveis do País. 

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!


Agende sua diária com desconto!

Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários