verduras, frutas e legumes

Como conservar verduras, frutas e legumes por mais tempo

Ao conservar suas verduras, frutas e legumes da maneira correta você prolonga a validade desses alimentos e também preserva suas vitaminas e nutrientes. Com isso é possível aproveitar todos os seus benefícios na hora de consumi-lo.

Você já passou pela situação de comprar um cacho de bananas, que estava em ótimo estado, e perceber que elas ficaram escuras e velhas, da noite para o dia? É bem comum que os alimentos oferecidos pela natureza estraguem mais rápido que os demais, pois não possuem conservantes ou aditivos industriais em sua composição. Essa situação pode interferir diretamente na hora de manter uma alimentação saudável. Devido a dificuldade em conservar e preparar as frutas, legumes e verduras no dia a dia, acabamos consumindo mais alimentos industrializados, pois são mais rápidos de preparar e de consumir.

Pensando em te ajudar a manter uma alimentação mais saudável, a Maria Brasileira preparou 5 técnicas para você conservar suas verduras, frutas e legumes por mais tempo e tornar o preparo mais prático!

1. O processo de conservar as verduras, legumes e frutas começa ainda no mercado

Mulher escolhendo legumes no mercado

Aprenda a identificar algumas características que mostram se os vegetais estão frescos ou próximos do vencimento, na hora da compra. Fique atento aos detalhes abaixo:

  • Dê preferência para verduras com as folhas bem verdes;
  • Evite frutas que aparentam estar mais leves do que o normal, elas podem conter pouca polpa;
  • Evite as folhas amareladas ou ressecadas;
  • Certifique se a cascas estão regulares, sem manchas;
  • Observe se as folhas estão furadas, isso pode indicar a presença de larvas;
  • Não escolha tubérculos que começaram a soltar brotos.

2. Sempre faça a higienização

Um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento dos vegetais é a proliferação de bactérias. A melhor forma de interromper este processo é por meio da higienização. Portanto, antes de guardar as verduras e frutas, faça a sanitização usando água e hipoclorito de sódio, que é facilmente encontrado em mercados e hortifrutis.

3. Utilize guardanapos para conservar verduras

Para conservar suas verduras por mais tempo é muito importante fazer a higienização antes de guardar. Dessa forma, você impede que as bactérias avancem e deixem os vegetais murchos e escurecidos. Siga o processo abaixo:

  1. Lave as verduras em água corrente;
  2. Faça uma mistura de água filtrada com hipoclorito de sódio;
  3. Deixe as verduras de molho nessa mistura, por 15 minutos;
  4. Enxágue novamente em água corrente.

Coloque as verduras em cima de um guardanapo ou pano de prato para absorver a água. O truque para garantir que as folhas não fiquem murchas e com sabor alterado, está em guardar as folhas em vasilhas de plástico ou vidro com tampa, intercalando uma camada de guardanapo ou toalha de papel e outra de verdura, até encher o recipiente. O papel irá absorver a umidade do dia a dia, que geralmente acelera o envelhecimento. 

4. Escolha o ambiente e temperatura ideal para conservar suas frutas

Mulher guardando suas frutas em casa para conservar por mais tempo

Identifique quais são as frutas mais comuns em cada época do ano, e, com isso, decida se elas serão mantidas dentro ou fora da geladeira. Mantenha em temperatura ambiente as frutas típicas de regiões tropicais, como banana, maçã e abacate, por exemplo. Já as frutas típicas de regiões frias, como o morango, o pêssego e a ameixa, devem ser guardadas na geladeira. 

Seja na geladeira ou na fruteira, sempre mantenha as frutas guardadas em recipientes separados. Os vegetais emitem o gás etileno, que é produzido durante seu processo de amadurecimento. Como cada fruta amadurece em um ritmo diferente, a quantidade e frequência de emissão pode variar. Quando duas frutas ou mais frutas são guardadas juntas, uma interfere no processo de conservação da outra.

Caso você tenha comprado as frutas para fazer suco, extraia a polpa e congele em uma forma de gelo. Sempre que decidir fazer o suco você já terá a polpa pronta, sem precisar descascar frutas ou fazer muita sujeira. Basta adicionar alguns cubinhos no copo ou liquidificador, misturar com água e colocar açúcar a gosto. 

5. Faça o processo de branqueamento para conservar os legumes

A maioria dos legumes podem ser congelados. Essa técnica prolonga a validade dos alimentos, pois impede o avanço de bactérias. Além disso, também é possível fazer o processo de branqueamento. Com ele, o choque térmico inativa enzimas que causam o amarelamento das hortaliças, e, assim elas não perdem sua crocância, sabor e cor. Confira, abaixo, como fazer:

  1. Encha uma panela com água e coloque para ferver;
  2. Enquanto isso, corte seus legumes em pedaços pequenos;
  3. Coloque na água fervendo e deixe por 1 minuto;
  4. Tire os legumes da panela e aguarde até toda a água quente ter escorrido;
  5.  Agora coloque os legumes em um recipiente com água gelada;
  6. Aguarde esfriar, coloque em uma vasilha e leve ao congelador.

Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários