fbpx
Logo do Blog da Maria
Logo da Maria Brasileira em amarelo
mulher limpando cortinas

Como lavar cortinas de tecido

As cortinas se tornaram um item indispensável na decoração, elas ocupam cada vez mais cômodos da casa e apresentado estilos cada vez mais elaborados, com diversos materiais, cores e tamanhos. No dia a dia elas são alvos da sujeira, e a delicadeza dos seus materiais acabam deixando dúvidas sobre como proceder para cuidar bem delas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como lavar as cortinas de tecido, o material que possui mais variedade de modelos e é mais comum em nossas casas.

Cortinas de algodão ou poliéster

Mulher sorrindo e cortinas brancas limpas

1- Limpe o excesso de sujeira

Com a cortina ainda encaixada no varão, retire o excesso de pó com a ajuda de um aspirador.

2- Retire todos os acessórios

Retire as argolas, ganchos e ilhóses. Isso evita que danifiquem ao entrar em contato com a água ou com o atrito na máquina de lavar.

3- Deixe de molho

Antes de lavar as cortinas, é importante retirar os excessos de sujeira, como manchas de poeira, líquidos ou gordura. Mergulhe a cortina na água fria com sabão de coco ou sabão em pó. Deixe de molho por, no máximo, 40 minutos.

4- Coloque na máquina de lavar

Nessa etapa, é muito importante verificar se a sua lavadora tem a capacidade necessária para lavar uma cortina.

Lave a cortina separada de outras peças, como roupas e lençóis. Na sua máquina selecione a lavagem de peças delicadas e desative a centrifugação, que pode danificar o tecido. Utilize apenas sabão em pó, o amaciante não é aconselhado pois pode deixar manchas.

5- Secagem

As cortinas de algodão e poliéster costumam ser pesadas e de manuseio complicado. Para evitar que fiquem amassadas ou deformadas, elas devem ser encaixadas novamente no varão quando ainda estão úmidas, dessa forma, já secam com o caimento correto.

Cortinas de renda e outros tecidos delicados

Mulher e criança abrindo cortinas brancas limpas

 

Neste caso, as cortinas são feitas de materiais leves e finos, o que faz o acúmulo de sujeiras ser menor. Sendo assim, não há necessidade de deixá-las de molho antes de lavar.

1- Lavagem

Ao invés de sabão em pó, utilize o detergente neutro, pois a sua composição evita que as cortinas de tecidos delicados fiquem desbotadas ou que encolham. Antes de colocar na máquina de lavar, selecione o ciclo próprio para peças delicadas, desative a centrifugação e proteja a cortina com um saco de pano para evitar atritos durante o processo.

2- Secagem

No caso dos tecidos delicados, escolha um lugar com bastante ventilação e sombra para fazer a secagem. Estenda a cortina em uma base que não demande a utilização de prendedores, pois eles podem deixar o tecido com marcas.

Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe: