estojo de pincel de maquiagem de gatinho

Como limpar pincel de maquiagem

O pincel de maquiagem é um objeto que precisa ser higienizado frequentemente. Sempre que falamos em limpeza, pensamos primeiro nos itens da nossa casa, como móveis ou utensílios de cozinha, e acabamos esquecendo de outros objetos que também fazem parte do nosso dia a dia e precisam de atenção.

Por que é importante fazer a higienização?

Com o tempo, os pincéis, que utilizamos para nos maquiar, passam a acumular resíduos de maquiagem, provenientes principalmente de produtos líquidos, como bases ou batons, e que aderem às fibras, deixando-as úmidas. Além dos restos de maquiagem, os pincéis também acumulam oleosidade e microorganismos da nossa pele, e quando somamos esse dois fatores temos o cenário perfeito para a proliferação de bactérias que podem causar alergias e irritações no rosto.

Portanto, a limpeza frequente dos pincéis de maquiagem é muito importante para manter a saúde e beleza da pele do rosto, o que contribui até para o sucesso da sua rotina de skincare. Além disso, manter hábitos de higienização ajudam a conservar os pincéis, fazendo com que durem por mais tempo.

Neste artigo separamos quais são os melhores produtos e a melhor maneira de utilizá-los para lavar seus pincéis de maquiagem. 

Quais produtos devem ser utilizados para lavar seu pincel de maquiagem 

Os produtos mais indicados para fazer a higienização são os neutros ou feitos para peles sensíveis, pois caso fique algum resíduo após a lavagem você evita reações alérgicas ou irritações na pele e nos olhos. Os 3 mais indicados são: 

  • Detergente neutro;
  • Shampoo neutro infantil; 
  • Sabão de coco.

Se preferir, você também pode investir em um dos vários produtos que existem atualmente para a limpeza dos itens usados na aplicação de maquiagem.

Como lavar pincel de maquiagem

  • Encha um recipiente com água e coloque algumas gotas do produto que preferir.
  • Coloque os pincéis e deixe de molho por alguns minutos. Alguns resíduos já vão se soltar diretamente na água.
  • Tire os pincéis da água e os esfregue na palma da mão ou em cima de alguma superfície macia.
  • Enxágue em água corrente.
  • Coloque para secar com as cerdas virada para baixo, assim toda a água que tiver ali irá escorrer. Se quiser, utilize um secador com o jato morno ou frio. 

Você também pode contar com a ajuda de um acessório para esfregar os itens. Geralmente eles são feitos de silicone e possuem diversos relevos na superfície para ajudar na limpeza dos pincéis.

A frequência para lavar os pincéis pode variar de acordo com a quantidade de vezes em que você se maquia e qual o tipo de pele que você tem. Por exemplo: se você costuma se maquiar todos os dias e tem uma pele oleosa, recomendamos que faça a limpeza ao menos uma vez por semana. 


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários