produtos para limpar sofá de couro

Como limpar sofá de couro

O sofá de couro é um móvel charmoso e capaz de transformar o ambiente à sua volta! Por se tratar de um objeto sofisticado, feito de um material diferente dos sofás convencionais, é necessário muita atenção na hora de fazer sua limpeza e não danificá-lo.

Alguns produtos, sejam químicos ou até misturinha caseiras, podem deixar o estofado manchado, com rachaduras ou até rasgar.  Seguindo as recomendações corretamente, é possível manter o sofá limpinho e prolongar, ao máximo, sua vida útil.

Antes de ir ao passo a passo, é importante identificar qual é o tipo de couro do seu sofá. Abaixo, estão os 3 mais comuns:

Couro anilinado

mulher sentada em sofá de couro anilinado

Este modelo é coberto por uma camada aveludada, que lembra muito uma camurça. É o mais delicado de todos e a sujeira adere com mais facilidade devido à sua textura.

Sofá de couro sintético

sofá de couro preto

Por se tratar de uma alternativa mais acessível ao couro natural, e sua origem ser ecologicamente correta, este modelo se tornou o mais comum atualmente.  

Sofá de couro natural

São os modelos mais tradicionais, fabricados a partir do couro de animais. Devido à sua origem orgânica, são cada vez mais escassos de encontrar.

Tutorial de limpeza

mulheres limpando sofá

Cada tipo de sofá de couro exige uma maneira específica de fazer a sua limpeza. Confira, abaixo, o passo a passo para cuidar de cada um deles.

Os modelos sintéticos e naturais possuem uma composição bem parecida, por isso, a forma de cuidar deles também é similar.

  1. Comece retirando o excesso de poeira da superfície com um pano seco.
  2. Com a ajuda de um aspirador limpe as sujeiras dos cantos.
  3. Passe um pano úmido com sabão ou detergente neutro por toda a sua extensão
  4. Passe outro pano, mas desta vez somente com água, para retirar o excesso de sabão.
  5. Utilize um pano seco para retirar a umidade.

Dica extra: Assim como a pele, com o tempo o couro natural pode ressecar e ganhar rachaduras. Após finalizar a limpeza, passe um creme hidratante, desses vendidos em lojas de cosméticos, para hidratar.

O couro anilinado pode acumular uma quantidade maior de sujeiras. A plumas e pelos dos pets, por exemplo, podem grudar no sofá. Por isso, o processo ganha mais uma etapa.

  1. Inicie a limpeza com o uso de uma escova seca e de cerdas macias por toda a extensão do sofá.
  2. Utilize um aspirador de pó para tirar as sujeiras dos cantos de difícil acesso.
  3. Passe um pano úmido com sabão ou detergente neutro por toda sua extensão
  4. Agora passe outro pano, mas somente com água, para retirar o sabão.
  5. Utilize um pano seco para tirar a umidade.

 

Conclusão

Em todos os casos, a limpeza é feita de forma delicada e sem a utilização de produtos abrasivos. Por vezes encontramos receitas que incluem vinagre, álcool e até bicarbonato. Porém, esses materiais não são recomendados, pois podem causar manchas instantaneamente, e, a longo prazo, desgastam o material até rasgar.


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários