como-organizar-armario-de-cozinha-mariabrasileira-e-westwing

Como organizar armário de cozinha: 4 dicas práticas

Manter a organização de todos os cômodos de casa é essencial e a cozinha não deve ser esquecida nesse quesito! Se o ambiente estiver bagunçado, pode ter certeza que cozinhar não será tão prazeroso quanto realmente é. Portanto, aprenda de uma vez por todas como organizar armário de cozinha.

Confira as dicas do Westwing para manter o espaço em ordem e otimizar sua rotina. Assim, cozinhar vai se tornar um hábito delicioso e você terá tempo de sobra para se dedicar a outras tarefas importantes em casa.

1. Use organizadores de cozinha

Como o próprio nome sugere, os organizadores mantêm a organização do armário. Eles devem ser usados para organizar os mantimentos. Você pode usar modelos de plástico acrílico ou vidro, para visualizar o que há dentro de cada recipiente.

Separe os alimentos por categorias em cada cesto organizador e mantenha o que você mais usa no dia a dia por perto. Use potes herméticos para guardar produtos não perecíveis e, se precisar, etiquete-os.

2. Organize as louças por tamanho

Os copos e taças devem ficar acessíveis e bem organizados em fileiras. O ideal é manter os modelos iguais juntos e as peças maiores ao fundo, para criar harmonia na organização. Se você usa taças com menos frequência, uma opção é deixá-las guardadas no fundo de outro armário, para não sobrecarregar o espaço. 

Outra dica é instalar ganchos para xícaras e canecas dentro do próprio móvel, se as prateleiras forem pequenas. Assim, você consegue manter tudo por perto, sem atrapalhar a organização.

Já os pratos devem ser empilhados de acordo com cada modelo. Ou seja: mantenha pratos rasos em uma pilha, os fundos em outra, os de sobremesa e os pires juntos. Você pode usar suportes de armário para pratos.

3. Guarde as panelas menos usadas

Se você tem muitas panelas, o ideal é deixar as menos usadas dentro do armário. Os modelos mais usados no cotidiano devem ficar por perto, em ganchos na parede ou suportes específicos para panelas. Dessa forma, sua rotina na cozinha será mais funcional e você não precisará perder tanto tempo em busca do modelo certo.

Ao desocupar uma das prateleiras do móvel, aproveite para organizar as tampas por tamanho.

4. Use porta-talheres de gaveta

porta-talher-de-madeira-maria-brasileira-organizar-cozinha

Para manter os talheres bem organizados, é importante contar com um porta-talheres de gaveta. Eles evitam que as peças fiquem misturadas e bagunçadas, oferecendo muita praticidade!

Se preferir, outra opção são os porta-talheres de mesa. Assim, você pode usar a gaveta para guardar outros utensílios de cozinha.

Já as facas mais importantes, como a faca do chef, santoku e para legumes, devem ficar em um cepo de madeira. Facas que ficam dentro das gavetas perdem o fio (a capacidade de corte) conforme o passar do tempo. Isso acontece devido ao atrito com outros talheres, causado pelo abre e fecha constante.

No cepo, as facas ficam intactas, bem posicionadas. Logo, o fio é preservado e as peças terão ainda mais durabilidade. Para evitar acidentes, posicione o acessório em locais altos, longe das crianças.


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

 

Compartilhe:

Comentários