Cozinha Prática

Organizar sua cozinha traz muita praticidade para o dia a dia. Colocando utensílios que possuam a mesma função de forma ordenada, você otimiza seu tempo e traz mais agilidade para suas tarefas. Separar, em seções bem divididas, os pratos, os potes plásticos, as panelas, os refratários e os potes de tempero é um dos primeiros passos fundamentais para deixar sua cozinha mais funcional.

 

 

Comece dando uma geral no armário, retirando todos os objetos de dentro do móvel e passando um pano úmido para retirar a poeira, de preferência com uma combinação de água e sabão de coco.

Em seguida, para a arrumação dos pratos, pense sempre em um esquema de organização onde fiquem agrupados os mesmos tipos e tamanhos juntos, para evitar pratos mais pesados em cima de outros mais frágeis e facilitar na hora de retirá-los nas horas das refeições. Dê preferência a pilhas de no máximo 10 unidades cada, novamente para evitar sobrecarga de peso.

Guarde as panelas em gavetões ou mesmo embaixo da pia, com as menores sendo armazenadas dentro das maiores, para economia de espaço. Deixe mais acessíveis as panelas que são usadas mais constantemente, colocando formas e refratários que são utilizados ocasionalmente mais para o fundo do móvel. Ganchos ou pregos podem ser colocados nas portas dos armários para pendurar as tampas das panelas com mais facilidade.

Para os potes e tupperwares, junte toda a sua coleção e ache a tampa de cada recipiente. Escolha uma parte de seu armário para guardar todos, com um compartimento separado apenas para as tampas, para não haver confusão. Os potes menores também podem ser guardados dentro dos maiores, caso haja a necessidade de economia de espaço.

Já os refratários de vidro são peças que exigem mais cuidado e, portanto, é necessário evitar empilhar travessas, pois existe a possibilidade do peso acabar trincando a que estiver por baixo. Procure dedicar um espaço maior para estas peças, evitando sobrecarga.

Copos devem estar sempre acessíveis e próximos do filtro ou geladeira, favorecendo a praticidade no cotidiano, e talheres podem ser organizados nas gavetas do armário, por ordem de uso e tamanho.

A dica para os temperos é sempre identificá-los com etiquetas, para evitar desastres na hora de cozinhar. Orégano e manjericão são muito parecidos dentro do pote, mas dão um gosto bem diferente na sua receita.

Com pequenas dicas fáceis de executar, a cozinha se adapta ao seu cotidiano e fica tudo mais fácil na hora de encarar as tarefas domésticas. E lembre-se: sempre que precisar de uma mãozinha, chama a Maria.

Compartilhe:

Comentários