Manchas de desodorante nas roupas: como tirar e evitar que apareçam

Quando encontramos manchas de desodorante nas roupas pela primeira vez, a reação é sempre a mesma: correr direto para a área de serviço, pegar o sabão e esfregar a peça até a mancha sair ou então jogar direto na máquina de lavar. Acontece que, mesmo depois de lavar, a sujeira continua lá, e quando você se dá conta, já se passaram semanas e aquela mancha está se tornando uma crosta cada vez mais resistente. Esse ciclo se torna frustrante, pois as camisetas começam a ficar com a aparência de encardida e todos os produtos que testamos não funcionam.

Parece impossível, mas existem algumas formas de tirar as manchas de desodorante das camisetas! Basta apostar nos produtos certos e adotar algumas técnicas no dia a dia para evitar que elas voltem a aparecer.

Por que as roupas ficam com manchas de desodorante?

Quando vamos nos arrumar, geralmente vestimos a camiseta primeiro e depois aplicamos o desodorante, porém, esse é um dos principais fatores que contribuem para as a roupas ficarem com manchas. Muitos não sabem, mas a ordem correta é aplicar o desodorante primeiro e só depois vestir sua camiseta, pois assim o produto não entra em contato direto com o tecido. Se possível, dê preferência para as versões em aerosol ao invés do roll-on, pois secam com mais facilidade.

As manchas de desodorante geralmente ficam com o tom amarelado por 2 motivos:

  1. Quando a mistura de suor com desodorante entra em contato com o sabão, na hora de lavar as roupas, ao invés de limpar, ele acaba potencializando ainda mais as manchas, tornando elas duras e amareladas.
  2.  Com o tempo, a mancha vai se oxidando devido ao contato com o calor do corpo humano, o que deixa esse aspecto amarelado.

Confira abaixo duas receitas para tirar manchas de desodorante de roupas: uma para roupas escuras e outra para roupas claras. Ressaltamos que, caso as manchas sejam antigas, elas podem estar totalmente impregnadas nas fibras do tecido, e nesses, casos realmente não há como reverter. A melhor solução sempre será a prevenção no dia a dia.

Como tirar manchas de desodorante das roupas escuras? 

Os cuidados devem ser redobrados com os produtos usados nas roupas pretas para não correr o risco de desbotar o tecido. Por isso, não utilize produtos que tenham agentes clareadores e aplique a mistura sugerida somente nas manchas de desodorante:

  1. Umedeça a parte manchada do tecido; 
  2. Aplique uma colher de sopa de sal de cozinha sobre a mancha;
  3. Com as pontas dos dedos, esfregue o sal com cuidado durante alguns minutos; 
  4. Em seguida, enxágue e seque à sombra.

Como tirar manchas de desodorante de roupas claras? 

Nas roupas claras, o aspecto amarelado das manchas de desodorante ficam ainda mais evidentes. Portanto, além de eliminar a crosta de sujeira também é preciso garantir que a camiseta não fique com aparência de encardida.

Utilize uma colher de bicarbonato e uma colher de suco de limão para tirar manchas de desodorante de roupas escuras

 

  1. Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente;
  2. Acrescente uma colher de sopa de suco de limão;
  3. Mexa até virar uma pasta;
  4. Aplique por toda a mancha;
  5. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e seque à sombra.

Como evitar que as roupas fiquem manchadas de desodorante? 

Atualmente existem diversos desodorantes, um para cada tipo de roupa e situação. Por exemplo: se usar uma camiseta preta escolha um desodorante para roupas escuras. Se for passar muito tempo fora, escolha desodorantes de longa duração.
Além disso, dê preferência para blusas de tecido que permitam a ventilação nas axilas, como o algodão e a lã. 


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários