Os serviços de limpeza e a saúde dos colaboradores

Quando o outono e o inverno chegam, trazem uma série de doenças respiratórias, como as gripes e os resfriados. Elas são causadas por vírus e bactérias, que se proliferam em locais fechados, como é o caso de fábricas, escritórios e salas. Por isso, estar atento aos serviços de limpeza é essencial para manter a boa saúde dos colaboradores em dia.

O contágio dessas doenças se dá pelo ar e por contato físico. Por exemplo, quando uma pessoa com gripe espirra ou tosse, expele pequenas gotículas que contém os vírus ou as bactérias. Se alguém entrar em contato, pode ficar doente também.

Dessa maneira, a higienização dos ambientes de trabalho deve ser feita por especialistas na área para não comprometer a saúde dos colaboradores. Que tal aprender mais sobre o assunto?

Veja o que é preciso limpar diariamente nos ambientes de trabalho

Por mais que os colaboradores queiram deixar o ambiente totalmente fechado e com ar-condicionado ou aquecedor, o mais indicado é se agasalhar bem e manter as janelas abertas para que o ar circule e leve embora os micro-organismos.

Os vírus e as bactérias são transmissíveis e ficam depositados nas superfícies com as quais entrarem em contato. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é contar com serviços de limpeza para contribuir com a saúde dos colaboradores.

Por isso, diariamente, é preciso limpar:

  • mesas de trabalho, recepção e áreas comuns;
  • equipamentos de trabalho (canetas, réguas, grampeadores, impressoras, pastas, teclados, controles do ar-condicionado, mouses e computadores);
  • chão;
  • armários;
  • maçanetas, portas e corrimãos;
  • lixeiras (lembre-se que os sacos de lixo devem ser trocados todos os dias).

Além disso, se houver tapetes e cortinas, eles devem ser lavados mensalmente, porque acumulam muitos ácaros e bactérias — isso evita as alergias respiratórias em pessoas mais sensíveis.

Tenha atenção com áreas comuns para cuidar da saúde dos colaboradores

Ambientes como refeitórios e bares têm uma circulação de pessoas muito grande, fazendo com que o contato com os alimentos proporcione um contágio mais efetivo dos vírus e das bactérias.

Por isso, é essencial higienizar esses ambientes com frequência e deixar álcool gel à disposição dos profissionais.

Também é preciso investir em programas de saúde que evidenciem as doenças respiratórias, para que todos compreendam a real importância de manter os ambientes limpos e arejados.

Use os melhores produtos

Invista em produtos que higienizem com mais qualidade, como desinfetante, água sanitária, sabão neutro e álcool. Em alguns ambientes, também podem ser utilizados bicarbonato de sódio e vinagre.

Além disso, o maquinário, as telas de computador e as televisões precisam de produtos específicos.

Terceirize os serviços de limpeza

Ao terceirizar os serviços de limpeza da sua empresa, você garante praticidade, economia e qualidade. Os profissionais são qualificados e sabem utilizar os melhores produtos para cada tipo de ambiente.

Outra grande vantagem é que a sua equipe interna foca apenas em executar as suas tarefas com sucesso, contribuindo para o crescimento da organização.

Os serviços de limpeza e a saúde dos colaboradores têm uma relação direta. O ambiente de trabalho precisa estar em perfeitas condições para evitar a proliferação de vírus e bactérias, evitando que os profissionais fiquem doentes e se afastem por motivos de saúde.

Você gostou desse post? Pretende aplicar essas dicas na sua empresa? Então, aproveite para conhecer os nossos serviços de limpeza e encontre a solução ideal!

Você pode gostar disso:

Lavar roupa com vinagre: conheça todos os benefíci... Todos nós sabemos que o vinagre tem mais de mil e uma utilidades, e quanto mais procuramos sobre ele mais descobrimos. Hoje falaremos dos benefícios d...
Tirar mofo do banheiro. O mofo que surge no banheiro pode ser prejudicial à saúde. Por isso, sempre que notar o surgimento de manchas de bolor na parede ou teto, aja rápido. ...
Cuidador de Idosos: Uma nova carreira em ascensão!... Já ouviu falar sobre o cuidador de idosos? Profissão em ascensão que possui série de responsabilidades. Confira nosso artigo especial para conhecer ma...
Como limpar persianas: passo-a-passo e dicas para ... Cada persiana possui um método próprio de limpeza. Confira a seguir nosso conteúdo sobre como limpar persianas e  preservar a beleza dessas cortin...
Compartilhe:

Comentários

2 thoughts to “Os serviços de limpeza e a saúde dos colaboradores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *