8 sintomas de estresse que merecem atenção

Os sintomas de estresse são causados quando os hormônios, principalmente o cortisol, estão muito elevados no organismo.

Essa elevação pode ser ocasionada por alguma situação pontual por algo crônico.

Conhecer esses sinais e tentar revertê-los é essencial para manter a sua saúde em dia. Confira quais são eles!

8 sintomas de estresse que inspiram cuidados

Muito se engana quem pensa que os sintomas se restringem apenas aos mentais. É muito mais agravante o impacto desse mal para a sua saúde física.

Os sinais mentais e físicos são manifestados simultaneamente na sua rotina. Então, se você sente grande parte desses sintomas, é preciso ficar atento:

Sintomas mentais

Esses são os mais conhecidos e divulgados. Realmente, os sintomas mentais do estresse são mais proeminentes e perceptíveis.

Desmotivação

O primeiro grande sintoma de estresse é a completa desmotivação e a falta de força para realizar atividades rotineiras. Nesse momento, as pessoas tendem a julgar como preguiça, mas não é isso.

Baixa produtividade

Sem motivação, você não consegue mais se focar nos seus afazeres. Simplesmente não existe concentração para produzir em casa ou no trabalho.

Cansaço mental constante

Mesmo sem fazer nada, você está mentalmente desgastado. Não consegue realizar nem atividades que outrora costumavam dar prazer.

Extrema irritabilidade e agressividade

Devido ao desgaste, você fica mais agressivo e irritado. E nem consegue evitar, agindo impulsivamente frente a várias situações.

Sintomas físicos

Os sintomas de ansiedade que se manifestam fisicamente são mais agravantes e causam mais danos à sua saúde.

Descamação de pele e queda de cabelo

O primeiro órgão a sofrer esses sinais é a pele. Alergias inexplicáveis começam a pipocar no seu corpo e nenhum antialérgico resolve. O cabelo também começa a cair do nada.

Insônia

Quando se está estressado, o cortisol atrapalha a produção de hormônios fundamentais para o sono, como a melatonina. Como consequência, surgem dificuldades para dormir.

Gastrite e dores de cabeça

Seu estômago começa a sofrer os efeitos do estresse. Gastrites e úlceras são comuns. Quando não são elas, as enxaquecas se fazem constantes.

Baixa imunidade e doenças virais constantes

A falta de sono e o cortisol acabam com a sua imunidade. Logo, sobe de forma alarmante a frequência com a qual você fica gripado ou resfriado.

Atentar-se aos sintomas de estresse pode livrar você de desenvolver transtornos mais graves.

Quando o estresse se faz presente na sua rotina, é preciso ligar o sinal de alerta. Poucas pessoas sabem que ele pode ser indicativo de muitos outros problemas.

O desgaste pelo estresse e o desequilíbrio hormonal causam grandes problemas para a sua saúde. As chances de você já manifestar indícios de um transtorno de ansiedade e/ou depressão são altas, por exemplo.

Tratar os sintomas de estresse é cuidar da sua saúde física e mental! Ao percebê-los, procure ajuda médica imediatamente. O quadro pode ser revertido e até tratado com medicamentos, muitas vezes, naturais.

Agora que você já conhece os sintomas de estresse, que tal ajudar seus amigos a ficarem de olho neles também? Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *