Entenda o impacto da música em seu bem-estar e produtividade

Quer melhorar seu humor e produtividade, mas não sabe como? Descubra o poder da música e dos efeitos sonoros, que podem impactar diretamente seu bem-estar.

Imagem do autor Rafaela Lopes
Por Rafaela Lopes

Em 29 de setembro de 2025 às 08h14

Compartilhe com outras pessoas: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Imagem principal para o artigo A trilha sonora da sua casa: como sons e músicas afetam o humor e a produtividade da Maria Brasileira

Já reparou que ao escutar alguma música você pode ficar mais animado, relaxado ou até mesmo triste, dependendo do seu momento atual na vida?

Isso acontece porque a influência da música e dos sons no nosso cérebro vai muito além de um simples entretenimento.

A revista de jornalismo científico Com Ciência explica que certos ritmos musicais, especialmente os instrumentos suaves ou sons monótonos, facilitam a ativação de diferentes áreas do cérebro, contribuindo para processos emocionais e cognitivos importantes, como foco, relaxamento e regulação do humor.

Além disso, sons naturais, como água corrente, canto de pássaros e até o som do vento, têm efeito na redução da ansiedade e na promoção do relaxamento. Por isso é muito comum que muitas pessoas coloquem aquele famoso som de chuva na hora de estudar ou trabalhar.

Vamos aprender um pouco mais sobre a influência dos ritmos em nossas vidas? Confira algumas dicas que separamos:

A trilha sonora certa pode transformar seu dia

A seleção certa de músicas pode ser uma grande aliada na hora de melhorar sua produtividade. Músicas instrumentais ou sons ambientes ajudam a manter o foco e reduzir distrações.

Já para relaxar depois de um dia estressante, sons mais suaves, como música clássica ou sons da natureza, são excelentes. Eles ajudam a diminuir a pressão arterial e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Pequeno mapa do tempo, na melodia que me leva…

“Pequeno mapa do tempo, na música que me guia…”. As palavras de Belchior em “Pequeno Mapa do Tempo” não poderiam ser mais verdadeiras. 

Assim como a luz e a temperatura, o som também tem grande influência no nosso corpo e mente, capaz de nos transformar e nos fazer viajar. A música certa pode ajudar a melhorar o foco, aliviar o estresse e até melhorar a qualidade do sono. 

Vamos entender como adaptar a influência da música em cada parte do seu dia:

  • Pela manhã: despertando com ânimo

Ao acordar, que tal optar por mais músicas tranquilas? Sons calmos ajudam a despertar sem um grande baque. Gêneros como lo-fi e MPB são ótimos para começar o dia.

  • Durante o trabalho: foco e produtividade

Para tarefas que exigem concentração, escolha músicas instrumentais ou pouco agitadas. Uma dica é evitar músicas com letras, especialmente em idiomas que você entende, porque isso pode tirar sua atenção.

  • Pausas e intervalos: recarregue sua energia

Nas pausas, o ideal é focar no relaxamento, para poder retornar renovado. Músicas alegres, com batidas animadas, como pop ou indie, ajudam a melhorar o humor e renovar a energia.

  • Encerrando o dia

No fim do dia, use a música para ajudar corpo e mente a desligarem aos poucos da rotina corrida e puxada. Mesmo se estiver no ônibus retornando para casa, escolha sua música preferida para curtir o trajeto.

5 dicas para montar a playlist ideal

Em aplicativos como o Spotify, é bastante comum que os usuários criem playlists adaptadas para os mais variados momentos de seu dia. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o mesmo:

1. Comece pelo objetivo

Antes de escolher a música, pense em qual vai ser a função dela: relaxar, trabalhar, socializar ou dormir? Isso ajuda a definir o ritmo e o estilo musical mais adequado.

2. Respeite seu gosto pessoal

Escolha músicas que você goste, sempre considerando que certos gêneros podem ser mais estimulantes ou relaxantes e isso pode influenciar diretamente no seu humor.

3. Cuidado ao volume

Se você está no escritório do trabalho, por exemplo, mantenha o som em um volume mediano de modo que não atrapalhe sua concentração (e também os seus colegas de trabalho). 

4. Que tal sons de natureza?

Conforme explicamos, áudios com chuva, ondas do mar, canto de pássaros ou florestas aumentam a sensação de tranquilidade e bem-estar.

5. Renove as playlists com frequência

Atualizar suas listas evita que você enjoe das mesmas canções e mantém aquela sensação de renovação.

O mais importante é entender que a música deve ser uma aliada nesse processo. Por isso, antes de qualquer coisa: não sinta vergonha do seu gosto musical, afinal, ele faz parte de você e deve agradar apenas a você mesmo.

Você sabia que a iluminação da sua casa também pode influenciar no seu bem-estar? Saiba qual é a luz ideal para o seu lar!

Se precisar de ajuda, separamos algumas das playlists especiais que irão deixar seu dia ainda especial, de acordo com o que você precisa! Confira:

Estudos comprovam que estímulos sonoros podem afetar diretamente o nosso humor e até a nossa concentração. Reprodução: Internet
Estudos comprovam que estímulos sonoros podem afetar diretamente o nosso humor e até a nossa concentração. Reprodução: Internet

Compartilhe: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Precisando de limpeza?

CONTRATE JÁ

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.