Saiba como os pets fortalecem a saúde mental da família
Você sabia que os animais de estimação desempenham um papel fundamental no bem-estar emocional de toda a família? Saiba mais sobre essa curiosidade!
Em 01 de outubro de 2025 às 07h00
Clique e navegue pelo artigo:
Nesse artigo você encontra:
Seja cachorro ou gato, ter um animal de estimação em casa vai muito além da companhia e da fofura. Além dos animais se tornarem nossos melhores amigos, a adoção de pets também pode trazer benefícios para a sua saúde mental.
Isso porque em meio ao estresse, sobrecarga e a ansiedade do dia a dia, a presença de um cão, gato ou outro bichinho pode funcionar como um verdadeiro conforto para o nosso coração e a mente.
Vamos ajudar você a entender como os pets influenciam o bem-estar, os benefícios psicológicos e como incluir essa relação no dia a dia. Acompanhe:
Por que os pets fazem tão bem para a saúde mental?
O vínculo emocional com animais de estimação ativa áreas do cérebro que estão ligadas a empatia, confiança e segurança. Segundo um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology, interagir com pets eleva os níveis de ocitocina, o” hormônio do amor”, e o responsável por promover bem-estar e fortalecer laços afetivos.
5 benefícios dos pets para a sua saúde emocional
1. Redução da ansiedade e do estresse
De acordo com estudos da Harvard, o simples ato de acariciar um pet já reduz os níveis de hormônio do estresse.
2. Estímulo à criação de rotina
Cuidar de um pet envolve horários, alimentação, higiene e momentos de lazer. Essa estrutura ajuda você a criar e manter uma rotina mais estável.
3. Melhora da autoestima e da sensação de utilidade
Assumir a responsabilidade por outro ser vivo aumenta a sua autoconfiança e fortalece o sentimento de importância.
4. Aumento da sociabilidade
Pessoas que convivem com pets têm mais oportunidades de interação social, por exemplo, ao passear com cães. Isso melhora o humor e diminui o isolamento.
5. Apoio terapêutico complementar
Você sabia que animais são utilizados em terapias com crianças no espectro autista, idosos com Alzheimer e pessoas em tratamento psicológico? Essa área é conhecida como pet terapia ou zooterapia.
Nessas situações, os pets atuam como mediadores afetivos, ajudando no desenvolvimento emocional e social.
Animais e os vínculos familiares: pets aproximam as pessoas
Em um mundo de telas e distrações digitais, a convivência com um animal pode se tornar um ponto de conexão entre a família. Mas como fazer isso?
Criando rotinas de cuidados, passeios e brincadeiras que incentivam o trabalho em equipe, como por exemplo, separar um sábado para juntar as crianças e dar banho no pet.
No caso de crianças, uma vez que o senso de cuidado é criado, isso pode reduzir até mesmo episódios de irritação. Já para os idosos, os animais ajudam a combater o isolamento social, sendo uma ótima companhia.
Cuidar dos pets é também cuidar de si
Ao incluir um pet na sua vida, você não apenas oferece amor e proteção, mas também recebe, em troca, uma fonte constante de afeto e equilíbrio. Se você ainda não possui nenhum animal, avalie a ideia e veja sua vida se transformar!
Veja também: quais produtos de limpeza você pode e não pode ter em casa com pet!