Manter seu lar organizado pode ajudar a economizar dinheiro!

Dados apontam que ter rotina de afazeres em casa pode gerar benefícios para a sua saúde e até mesmo no seu bolso. Entenda mais!

Imagem do autor Rafaela Lopes
Por Rafaela Lopes

Em 21 de outubro de 2025 às 15h43

Compartilhe com outras pessoas: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Imagem principal para o artigo Saúde financeira: entenda como organizar as tarefas domésticas pode economizar seu tempo e dinheiro da Maria Brasileira

Você sabia que a forma como organiza a sua casa pode interferir diretamente no gasto com ela? Hoje em dia, manter a casa em ordem vai muito além da estética. Quando bem organizadas, as tarefas domésticas também podem se tornar verdadeiras aliadas para o nosso bolso.

Isso porque a organização também pode ser uma forma de guardar dinheiro, afinal, ela ajuda a evitar desperdícios, reduz gastos desnecessários e possibilita horas livres para outros afazeres.

Mas como colocar isso em prática? No artigo de hoje, vamos te mostrar como alinhar as tarefas domésticas com o gasto não só de dinheiro, mas também de tempo! Vamos lá?

Organização doméstica e economia: qual a relação?

Vamos entender como esses dois pontos se ligam? De acordo com dados publicados pela Agência Brasil, as finanças são motivo de estresse para mais da metade das famílias brasileiras e isso mostra que a falta de planejamento impacta não só o bolso, mas também a qualidade de vida. 

Isso também se aplica em relação aos gastos em nossa casa. Pequenas mudanças podem trazer grandes resultados e, quando não há planejamento, as tarefas acabam sendo feitas de forma repetitiva.

Isso gera gasto de tempo, energia e, consequentemente, seu dinheiro.

O fato é: a princípio, essas situações podem parecer “pequenas”, mas, se colocarmos na ponta do lápis no fim do dia, esse pouco que foi gasto se torna uma quantia que faria total diferença.

Por exemplo, sabe quando você compra um produto de limpeza e, ao chegar em casa, percebe que já tem um guardado na sua despensa? Você, sem querer, teve um gasto extra. É sobre isso que estamos falando.

Ou então, quando você nota que acabou perdendo algum produto por ter passado de sua validade e acaba não usando. Ou até mesmo quando você usa mais produto do que o recomendado nas instruções.

Por isso, a organização pessoal está diretamente ligada ao nosso financeiro, justamente porque reduz os impulsos de compras e melhora o aproveitamento do que você já tem!

5 hábitos que ajudam a poupar tempo e dinheiro

1. Monte um cronograma de limpeza:

Definir dias e horários para cada tarefa pode ajudar a evitar acúmulos e o trabalho dobrado. Isso otimiza o seu tempo e também evita o uso exagerado de produtos de limpeza.

2. Faça listas de compras:

Antes de ir ao mercado, que tal revisar o que você já tem em casa? Assim, você evita comprar itens que já tem, salva seu dinheiro e ainda reduz o desperdício de alimentos!

3. Organize os armários:

Manter tudo visível facilita o consumo e evita a perda de alimentos. Produtos esquecidos no fundo do armário, por exemplo, podem acabar vencendo e indo para o lixo.

4. Divida as tarefas entre os moradores da casa:

Quando todos participam, o trabalho é feito mais rápido e sobra mais tempo livre. Além disso, evita a sobrecarga de uma só pessoa, tornando a rotina dentro de casa mais justa.

5. Esteja sempre de olho:

Cuidar regularmente dos eletrodomésticos, como limpar filtros do ar-condicionado e geladeira, aumenta a vida útil dos equipamentos e reduz o consumo de energia. Desse modo, a chance de evitar grandes problemas aumenta bem mais!

A organização é sua aliada

Com a questão financeira afetando diretamente nossa saúde e bem-estar, organizar as tarefas domésticas acaba sendo um investimento em qualidade de vida.

Além da economia, organizar as tarefas domésticas reduz a sensação de sobrecarga mental e pode te deixar mais preparado para os desafios do dia.

Você também pode contar com a Maria Brasileira, a maior rede de limpeza do Brasil! Saiba como funciona a contratação dos nossos serviços.

Com pequenas mudanças de hábitos, é possível economizar dinheiro, ganhar tempo e ainda manter a mente mais leve. Reprodução: Internet
Com pequenas mudanças de hábitos, é possível economizar dinheiro, ganhar tempo e ainda manter a mente mais leve. Reprodução: Internet

Compartilhe: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Precisando de limpeza?

CONTRATE JÁ

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.