Aprenda a aplicar o Baguá do Feng Shui e transforme a energia do seu lar

Entenda o que é Baguá do Feng Shui e como aplicar esse mapa energético para transformar a energia da casa e equilibrar os ambientes

Imagem do autor Rafaela Lopes
Por Rafaela Lopes

Em 20 de janeiro de 2026 às 07h00

Compartilhe com outras pessoas: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Imagem principal para o artigo Como aplicar o Baguá do Feng Shui para melhorar a energia da casa antes de uma faxina da Maria Brasileira

Antes de começar uma boa faxina, muita gente sente aquela vontade de “renovar o ar” da casa, abrir janelas, deixar a luz entrar e até reorganizar os cantos e isso pode ter uma boa explicação!

A verdade é que limpar não é só tirar poeira, mas também mexer com energia da nossa casa, e é aqui que entra o Feng Shui, uma técnica milenar chinesa que busca harmonizar ambientes para melhorar bem-estar, foco, saúde, prosperidade e até qualidade do sono. 

Dentro dessa prática existe uma ferramenta poderosa, simples e transformadora: o Baguá. Mas se você não sabe o que é isso ou como ele funciona, não se preocupe! 

Hoje, vamos entender o que é o Baguá do Feng Shui e como aplicar ele em casa, transformando completamente o clima antes mesmo da limpeza começar. Confira:

O que é o Baguá e por que ele transforma o ambiente antes da faxina?

Se você já ouviu falar do Feng Shui, também já deve ter ouvido falar do Baguá, principalmente se já viu aquele mapinha que sempre acompanha ao pesquisar sobre o assunto.

Esse é justamente o Baguá, um mapa energético dividido em nove áreas, também chamadas de “guás”, que representam setores importantes da vida. Entre os setores, estão prosperidade, relacionamentos, saúde, trabalho e família, por exemplo. 

A prática diz que quando você posiciona esse mapa sobre o layout da sua casa, é possível identificar quais áreas do lar influenciam determinadas áreas da sua vida. Com isso, cada uma dessas áreas pode ser estimulada com organização.

Quando falamos de cuidar da casa, ao aplicar Baguá do Feng Shui, é possível entender quais partes da casa precisam de mais atenção antes da faxina, assim, a limpeza deixa de ser apenas física e vira também emocional. 

Quais são as 9 áreas do Baguá:

  • Sucesso: É a parte ligada à imagem, às conquistas e ao reconhecimento que você recebe

  • Relacionamentos: Representa o amor, a vida a dois e todas as relações de parceria

  • Criatividade: Fala sobre seus projetos, ideias novas e também sobre crianças

  • Amizade: É a área dos amigos, mentores, ajuda e boas conexões

  • Trabalho: Mostra como está sua vida profissional, seu propósito e o caminho da carreira

  • Espiritualidade: Ligada ao autoconhecimento, ao silêncio interno e ao crescimento pessoal

  • Família: Fala sobre vínculos familiares, raízes e saúde emocional

  • Prosperidade: Representa o dinheiro, abundância, oportunidades e tudo que faz prosperar

  • Tai Chi (Centro): É o coração da casa, que mostra como está sua saúde e equilíbrio no geral

4 passos para aplicar o Baguá na prática

Pode não parecer, mas aplicar o Baguá é mais fácil do que você pensa. Não precisa ser nenhum especialista e nem de materiais caros, basta seguir alguns passos simples, principalmente antes de realizar a faxina em sua casa.

Confira:

1. Comece definindo a porta de entrada da casa

Toda aplicação do Baguá parte do mesmo ponto: a porta de entrada da casa. Ela representa o guá do “Trabalho”, responsável pelo caminho da vida, oportunidades e movimento.

Por isso, o primeiro passo é colocar a planta da sua casa sobre uma mesa (pode ser desenhada à mão) e , em seguida, alinhar o lado inferior do Baguá à porta de entrada.

Dessa forma, você consegue saber qual área da casa corresponde à prosperidade, ao amor, à criatividade, à saúde e assim por diante.

2. Identifique as áreas que mais precisam de atenção

Antes de começar a faxina, dê uma volta pela casa e observe coisas como: se há entulhos em algum canto, se um cômodo está mais escuro que os outros, se existe fluxo de ar parado ou algum espaço parece “pesado” ou bagunçado demais.

Esses sinais mostram exatamente onde aplicar o Baguá e em quais áreas a faxina pode gerar mais impacto.

3. Use elementos simples para equilibrar cada guá

O Feng Shui trabalha com cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Por isso, realizar pequenos ajustes como trocar um objeto de lugar, abrir janelas ou adicionar uma planta já causam uma grande mudança.

Veja como algumas áreas podem ser ativadas antes da faxina:

  • Prosperidade: Plantas saudáveis, luz natural, objetos roxos

  • Relacionamentos: Cores suaves, objetos em pares, velas

  • Família: Madeira, quadros de momentos especiais

  • Criatividade: Objetos brancos, espaço livre, leveza

  • Tai Chi: Limpeza profunda e luz natural

  • Trabalho: Tons escuros, objetos que simbolizem metas (como calendários)

4. Circulação de ar e luz

A circulação de ar e luz está diretamente ligada à qualidade da energia dentro de casa, influenciando o humor, o foco e até a disposição física. Por isso, antes da faxina, abra as janelas, deixe o ar entrar e permita que a energia “velha” vá embora. 

Isso já muda completamente o clima do ambiente.

Sua casa limpa e cheia de boas energias

Aplicar Feng Shui antes da faxina é uma forma de cuidar não só da casa, mas também de você. É um gesto de autocuidado, acolhimento e reconexão com o espaço onde você vive.

E se você quer saber mais sobre essa prática, confira o guia completo sobre Feng Shui em nosso blog!

Aqui você encontra dicas práticas de limpeza, bem-estar e organização para transformar sua casa em um lar leve, harmonioso e cheio de boas vibrações todos os dias.

Ao aplicar o mapa sobre o layout da casa, é possível identificar quais ambientes influenciam diferentes áreas da vida e estimulá-las por meio da organização. Reprodução: Internet
Ao aplicar o mapa sobre o layout da casa, é possível identificar quais ambientes influenciam diferentes áreas da vida e estimulá-las por meio da organização. Reprodução: Internet

Compartilhe: Ícone Compartilhar no Whatsapp

Precisando de limpeza?

CONTRATE JÁ

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.