Como evitar pragas urbanas

Verão: Como evitar pragas urbanas

As pragas urbanas são muito comuns durante o verão, e, frequentemente, encontramos esses visitantes indesejados em nossa casa. O aumento das chuvas e o clima quente tornam o ambiente atrativo para insetos e aracnídeos, pois fornece os alimentos necessários para sua sobrevivência e reprodução. Por isso é tão comum o aumento de pragas urbanas durante o calor. Muito além do susto que tomamos, ao nos depararmos com esses bichinhos, é preciso ter muita cautela, pois carregam diversas bactérias e sujeiras provenientes do lixo e do esgoto.

A melhor forma de se livrar das pragas urbanas é adotando medidas de prevenção, diariamente, dentro de casa. Confira o que fazer em cada caso!

Baratas

Como evitar pragas urbanas - baratas

O lugar preferido das baratas são os esgotos. Suas patas e antenas carregam diversos microrganismos patológicos, e o contato, direto ou indireto, pode causar doenças como a intoxicação alimentar. Por isso, não deixe restos de comidas expostas em cima de mesas e pia. Sempre guarde na geladeira ou coloque diretamente no lixo. E, falando em lixo, lembre-se de trocá-lo com frequência.  A limpeza é sua maior aliada nesse momento, por isso, mantenha a casa sempre higienizada. Priorize a limpeza do banheiro e da cozinha, que acumulam sujeira orgânica. Para impedir que elas entrem em casa, faça a vedação de portas e janelas. Instale redes de proteção nas janelas e utilize rodinhos no rodapé das portas, por exemplo. Os ralos também são uma das principais portas de entrada, por isso mantenha sempre fechados ou os cubra uma tampa.

Pernilongos e mosquitos

Como evitar pragas urbanas - mosquitos

A umidade atrai mosquitos e pernilongos, dentre eles o temido Aedes Aegypt. Por isso, é tão comum que no calor cresçam os casos de dengue. Portanto, certifique-se de não deixar a água parada. Os órgãos públicos fazem uma força-tarefa para vistoriar quintais e encontrar focos de dengue, mas, no dia a dia, também é importante que cada um faça a sua parte. No quintal, comece se certificando de que não há garrafas, vasilhas ou pneus acumulando água. Coloque areia nos pratinhos dos vasos de planta para absorver a umidade durante a rega. Os produtos à base de citronela são uma ótima opção natural para espantar esses insetos dos cômodos de casa. Deixe uma vela à base de citronela nos ambientes, ou até mesmo um vaso com a planta. Além de tudo irá decorar o local!

Escorpião

Sabia que o aparecimento de escorpiões está diretamente ligado ao aumento de baratas? Isso acontece porque eles são predadores naturais das baratas. Dessa forma, siga os passos que mencionamos no primeiro tópico. Esta é uma etapa importante para evitar os próprios escorpiões também. Diferente de outros animais, eles não são muito fãs da umidade. Os escorpiões preferem se alojar em locais áridos, e oferecem uma ameaça muito maior que a sujeira, pois são animais peçonhentos. Para espantá-los evite acumular entulhos, principalmente nos quintais, pois assim podem infestar também as casas na vizinhança. Os locais preferidos são as caixas de papelão, telhas, tijolos e madeiras. Descarte todo material que não será utilizado.

 

Com esses cuidados diários, sua casa fica livre das pragas mais comuns e você aproveita melhor os dias quentes do ano!


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Compartilhe:

Comentários