fbpx
Vinagre na limpeza

Vinagre na limpeza: um facilitador no dia a dia

Existem algumas tarefas do dia a dia que realmente não gostamos de fazer, #fato! Mas um item muito baratinho pode facilitar (e muito) a sua vida: o vinagre, na limpeza, é um verdadeiro salvador da pátria. 

Por possuir uma alta concentração de ácido acético, o vinagre branco consegue ser muito útil em tarefas mais complexas e que demandem mais esforço físico. Continue a leitura pra saber como esse grande facilitador pode atuar na sua vida! 

Vinagre na limpeza como removedor de odores

Apesar de possuir um cheiro muito forte e característico, o vinagre não deixa rastros quando evapora. Dessa forma, é um excelente neutralizador de maus cheiros.  

vinagre remove odores

Micro-ondas 

Para remover maus odores do micro-ondas, basta preparar uma mistura em partes iguais de água e vinagre, em um refratário próprio, e programar cerca de 2 ou 3 minutos, até a água ferver. 

Obs.: tome muito cuidado ao manusear o refratário, pois tanto a água quanto o recipiente estarão quentes. 

Pra finalizar, passe um pano seco por toda a área interna para remover as impurezas. 

Armários 

É comum o cheiro de mofo se acumular nos armários com o passar dos anos. Mas nem ele é páreo para o poder do vinagre branco. 

Primeiro remova todas as roupas e objetos (encontre um lugar provisório pra passarem a noite fora de seu habitat). 

Prepare uma bacia com a solução de vinagre branco puro e deixe passar a noite. 

No dia seguinte, finalize a higienização com um pano embebido em uma mistura de água e vinagre e retorne todas as roupas e/ou objetos pessoais.  

Odor no ralo 

Ralos produzem alguns odores peculiares que podem ser evitados em poucos minutos. 

Com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio para ½ xícara de vinagre branco, despeje a solução no seu ralo por alguns minutos e enxágue normalmente.

Vinagre na limpeza como desengordurante

Além de eliminar o mau cheiro de uma forma bem simplificada, o vinagre também atua muito bem como desengordurante.  

Você pode remover a gordura superficial do fogão com um pano e deixar um pouco de vinagre agindo ali, por alguns minutos. O resultado é surpreendente!
Pra remover as gorduras das panelas é ainda mais simples. Ferva água com algumas colheres de vinagre na panela que deseja desengordurar e prontinho, é só lavar normalmente! 

Isso facilita muito, não é mesmo? 

Vinagre na limpeza como limpa vidro

A limpeza dos vidros pode ser um verdadeiro pesadelo no dia a dia. Isso porque esse material exige uma atenção maior pra remover a gordura e sujeiras sem manchar. 

E quem aqui não quer um vidro tão limpo que nem pareça estar ali? Mais uma vez o vinagre faz a boa ação nessa situação. 

Misture 2 litros de água morna com 2 colheres de sopa de vinagre branco e borrife sobre o vidro que deseja limpar.  

Agora é só secar com um pano que não solte fiapos, pra mostrar todo o potencial do que o vinagre é capaz na limpeza! 

vinagre limpa vidros

Viu só como o vinagre facilita? Com todas essas dicas, você ganha alguns minutinhos a mais no dia e muito menos esforço na limpeza. 

Já falamos anteriormente de algumas outras funções do vinagre, que você pode conferir clicando aqui! Não deixe de nos seguir nas redes sociais para estar por dentro de todas as dicas e novidades da Maria Brasileira!

Compartilhe: