A casa de um idoso deve ter uma atenção especial, pois pequenas modificações podem fazer a diferença, para que eles fiquem mais seguros e acidentes domésticos sejam evitados.
A autonomia é importante para melhorar o bem-estar e qualidade de vida do idoso. Por isso, veja as dicas da Maria Brasileira de como deixar a casa segura para idosos, principalmente aqueles que tem um pouco de dificuldade de mobilidade ou para realizar tarefas diárias.
– Barras de segurança: Coloque barras de segurança no banheiro. Uma perto do vaso sanitário e outra dentro do box do chuveiro. Elas auxiliam na realização de movimentos que precisem de apoio. Se achar necessário, coloque também um banco para que ele se sente enquanto toma banho.
– Tapetes Antiderrapantes: os ambientes da casa onde tem tapete, lembre-se sempre de usar os antiderrapantes, pois eles aderem ao chão impedindo que o tapete se mova e o idoso escorregue.
– Objetos ao Alcance: mantenha tudo no alcance das mãos, para que o idoso não precise realizar um esforço extra tentando alcançar algo no alto ou precise ficar abaixando para pegar algo como um calçado.
– Caminho Livre: deixe os móveis dispostos de uma maneira que deixe o caminho do idoso livre, facilitando assim a sua locomoção.
– Escadas e Corrimões: escadas e degraus devem sempre ter a fita antiderrapante e o corrimão para a segurança do idoso.
– Ambientes Iluminados: a iluminação dos ambientes também é muito importante para que o idoso veja por onde está andando e assim evite quedas ou bater em algum objeto durante a noite. Por isso, tenha sempre um abajur ao lado da cama ou deixe uma luz acesa para quando o idoso precisar levantar durante a noite.
Esses cuidados vão permitir maior autonomia ao idoso e segurança dentro de casa. Eles merecem todo cuidado e atenção, então veja essas modificações como algo bom, pois vão melhorar o dia a dia e aumentar o bem-estar do idoso.