6 itens para se atentar no espaço físico da empresa

O espaço físico da empresa precisa ser muito bem pensando, desenhado e montado.

Afinal, será nesse ambiente que a equipe fará tudo acontecer. Por isso, é preciso garantir aos colaboradores um lugar que seja planejado e que incentive atividades.

Ele também deve ser acolhedor para receber clientes que desejarem visitá-lo para conhecer melhor a empresa.

Você procura um local para se instalar ou está alocado? Sabe quais são os principais pontos que precisam ser observados para garantir um bom ambiente de trabalho?

Leia o nosso post para descobrir!

1. O espaço físico da empresa propriamente dito

Esse é um item muito importante! Analisar a metragem do local, considerando tudo que será instalado nele, impede que o ambiente fique apertado e ofereça riscos para os colaboradores.

É preciso considerar tudo que será colocado: mesas de trabalho, salas de reunião, local para alimentação e descanso.

Esse item deve ser avaliado para garantir um espaço amplo, sempre lembrando de quesitos importantes como segurança, organização e conforto.

2. A infraestrutura do prédio

Para planejar o espaço físico da empresa, é preciso saber se as partes elétrica, hidráulica e estrutural estão em bom estado e serão capazes de suportar tudo que será instalado nele, desde os equipamentos até as pessoas.

Saber com precisão esse aspecto dificulta prejuízos com equipamentos e riscos à segurança. Por exemplo, se o local tem uma fiação velha sem manutenção, as chances de ocorrerem problemas elétricos que causem curtos é grande.

3. A infraestrutura para tecnologia

Abordamos a importância de conhecer a estrutura do prédio para podermos falar sobre a instalação das tecnologias necessárias para a rotina de trabalho da empresa.

Para organizar os equipamentos no espaço físico, é preciso saber exatamente a voltagem de cada tomada, a disposição dos aparelhos de rede e Wi-Fi e os pontos de ligação dos serviços de internet e telefone, por exemplo.

Isso garantirá que não ocorram problemas com conexão e cabeamento.

4. A organização

Pensar na organização desse espaço é fundamental para garantir que tudo funcione corretamente.

Por exemplo, organizar as mesas e os lugares pensando nas equipes que precisam sentar próximas, pois seus trabalhos são ligados. Isso facilita a comunicação e a resolução de problemas, melhorando a produtividade.

A organização do espaço físico da empresa deve levar em conta também o layout de cada área e as necessidades especificas de cada um. Isso evita desperdício de tempo e, consequentemente, aumenta o rendimento de todos.

5. Os cuidados com ruídos e produtos químicos

Esse é um fator que merece atenção. Tanto os ruídos quanto a utilização de produtos químicos podem afetar o espaço físico da empresa e a saúde dos colaboradores.

Por isso, você deve considerar no planejamento que reformas e tipos de limpeza, por exemplo, devem ser feitos fora do horário de expediente, preferencialmente.

Assim, o ambiente não é afetado e não oferece riscos à segurança.

6. A limpeza

Conforme abordamos acima, é preciso tomar cuidado também com a limpeza. Trata-se de um item fundamental para qualquer ambiente!

Porém, é preciso escolher muito bem o prestador de serviço que realizará a limpeza do espaço físico do negócio.

Isso porque a limpeza empresarial precisa ser bem realizada, mantendo sempre a qualidade e tomando cuidado com produtos, equipamentos e móveis.

Lembre-se: o ambiente precisa ser o mais confortável possível. Afinal, todos passamos mais horas dos nossos dias no trabalho que em casa com as nossas famílias.

Oferecer um local considerando os itens acima pode ajudar bastante no aumento da produtividade da empresa e na satisfação dos colaboradores.

Para limpeza empresarial, conte com os serviços especializados da Maria Brasileira, que tem toda a qualidade necessária para atender negócios!

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