Vamos combinar que a faxina é a tarefa doméstica mais detestável, ainda mais para quem já está cansado da rotina.
No entanto, ela é importante para a manutenção do ambiente e para a saúde dos moradores de uma casa — afinal, ninguém pode viver em um lugar sujo.
Porém, na hora da limpeza, é preciso tomar cuidados com a saúde. Confira quais são eles!
7 cuidados que você deve ter com a saúde durante a limpeza
Limpar a casa é uma tarefa desgastante para o corpo. Puxar o peso dos móveis, ficar muito tempo abaixado, usar produtos químicos… São diversos riscos.
Veja agora alguns cuidados básicos que você poder tomar para evitar problemas:
1. Tome cuidado ao mover móveis
Para movimentar os móveis, principalmente os pesados, o ideal é ter o auxílio de outra pessoa para dividir a força.
Caso isso não seja possível, o recomendável é evitar forçar muito a coluna e os músculos. Procure arrastar e empurrar eles, mas sem abusar.
2. Evite levantar poeira na limpeza
Para quem é alérgico, a poeira é a pior inimiga e pode desencadear uma reação bem significativa. Portanto, evite o uso de vassouras.
Use aspiradores e panos úmidos para limpar o ambiente, pois eles evitam que a sujeira seja levada no ar e cause desconforto.
3. Preste atenção nos produtos químicos utilizados
Água sanitária, detergentes e desinfetantes são os produtos mais escolhidos para limpar, principalmente em ambientes que mais precisam de higienização, como o banheiro e a cozinha.
Utilize sempre luvas para manuseá-los, evitando o contato com a pele e possíveis reações.
No caso de ambientes mais fechados, como o banheiro, mantenha o mais ventilado possível, pois a água sanitária pode soltar uma espécie de gás muito tóxico que causa queimaduras internas. Aqui, o interessante é diluir sempre em uma quantidade significativa de água.
4. Mantenha a postura sempre correta
Opte por utilizar cabos de manuseio de rodos e aspiradores que sejam condizentes com a sua altura, ou seja, que não façam você ficar curvado para conseguir limpar.
Para varrer e aspirar cantos mais baixos, como embaixo de móveis, não abaixe o corpo curvando a coluna. Agache com calma, mantendo a postura reta e sem forçar demais.
5. Use escadas e bancos para a limpeza de locais altos
Aqui é o mesmo cuidado para limpar locais baixos. Evite ficar se esticando e fazendo malabarismos para limpar locais mais altos.
Isso prejudica muito a coluna e pode causar distensões musculares. Assim, utilize sempre bancos e escadas para remover as sujeiras.
6. Cuide da postura na hora de lavar a louça e as roupas
A dica é cuidar da postura durante esses momentos também. Sempre mantenha o corpo em uma posição ereta, sem abaixar muito ou se esticar demais.
Evite ficar muito tempo de pé; realize uma atividade e repouse brevemente. Lembre-se de fazer alongamentos, pois isso também é fundamental para evitar dores.
7. Delegue a limpeza para terceiros
A correria da semana acaba causando muito cansaço e, quando tudo o que se quer é poder descansar, limpar pode ser um suplício.
Então, que tal você terceirizar o serviço para empresas especializadas em limpar residências? Assim, você garante que fique tudo limpo e pode curtir o tempo que gastaria limpando para descansar.
Não adianta só cuidar da casa: cuidar do corpo na hora da limpeza também é preciso.
Limpar é uma forma de exercício. E, como em todo exercício, você precisa ter hábitos e cuidados para que não causem prejuízos à saúde.
Seguir essas dicas para limpar sua casa pode evitar desconfortos e desgastes desnecessários.
Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a cuidarem da saúde durante a limpeza?