Muitos empreendedores escolhem as franquias para investir e começar o próprio negócio. Mas se existe a possibilidade de criar uma marca inédita, por que escolher as empresas que já contam com várias unidades em diferentes localidades do Brasil e até do mundo?
A resposta está nas grandes vantagens que o mercado de franquias oferece para os empreendedores. O crescimento desse setor tem sido muito expressivo, o que gera também um faturamento atrativo para os franqueados. Ao mesmo tempo, quem escolhe as franquias não atua sozinho, pois recebe o suporte da franqueadora.
Aqui você já está conferindo alguns dos motivos para escolher as franquias para investir, mas ao longo do artigo fizemos uma lista apresentando com mais detalhes as razões para entrar nesse mercado também. Continue lendo e descubra por que essa pode ser a oportunidade que você estava procurando.
1. Mercado em expansão
Como explicamos na introdução, um dos grandes atrativos das franquias para investir é a expansão desse segmento. O mercado cresceu pelo oitavo trimestre seguido, e no primeiro semestre de 2023 alcançou um crescimento de 24,9% comparado com o ano de 2019.
Isso totalizou um faturamento de R$ 105 bilhões. Logo, quem já ingressou nesse universo e tem uma ou mais unidades conseguiu aproveitar esse grande momento. A tendência é de continue obtendo ótimos retornos, já que as expectativas também são positivas para o ano de 2024.
2. Segurança no investimento
Uma das maiores dificuldades para empreender no Brasil são os desafios e os riscos que os empreendedores enfrentam. Iniciar um negócio do zero gera custos significativos e, ao mesmo tempo, existe o risco de a empresa fechar as portas logo nos primeiros anos.
Isso acontece por vários fatores, como a dificuldade para se posicionar no mercado ou a grande quantidade de encargos que dificultam o retorno do investimento. Mas essa realidade é bem diferente quando o empreendedor escolhe as franquias para investir.
Existe uma segurança maior na hora de aplicar o dinheiro nesse modelo de negócio, pois ele já foi consolidado pela franqueadora. Isso significa que é um sistema que comprovadamente funciona e que traz retornos para quem aposta nele. Portanto, as chances de insucesso são muito menores e, consequentemente, também é menor o risco de perder o investimento feito.
3. Estabilidade do modelo de negócio
Como dito no tópico anterior, as franquias têm um modelo de negócio que já foi testado. Existe todo um planejamento e uma padronização daquilo que precisa ser feito para que a empresa funcione bem e entregue produtos ou serviços de qualidade para o público.
Também trata-se de uma marca que já é conhecida pelo consumidor, logo, há um público que escolhe por ela. Por isso proporciona, há uma estabilidade maior do modelo de negócio. Não é preciso fazer testes para entender aquilo que funciona porque isso já foi realizado lá atrás. Basta dar continuidade porque, seguindo o padrão da franqueadora, tudo vai funcionar muito bem.
4. Opções para o investidor
Existem muitas opções de franquias para investir atualmente. Sendo assim, o investidor encontra um grande universo de possibilidades para dar início ao seu próprio negócio. Tem a chance de escolher o segmento em que deseja atuar e também o porte da empresa que vai abrir.
Você encontra franquias para investir em praticamente todos os setores de mercado. Além disso, é possível optar pelos modelos de negócios mais complexos e de grande porte ou então escolher as microfranquias, que são aquelas unidades mais simples de implementar, com valor inicial mais baixo e com operações simplificadas.
Tudo vai depender da quantia que o investidor pretende aplicar, do local onde ele quer abrir a sua unidade e até mesmo das suas preferências pessoais. Afinal, pode ter o desejo de trabalhar nesse ou naquele segmento, considerando o que sabe ou gosta de fazer, os seus interesses e as chances de retorno.
5. Facilidade para gerenciar o negócio
O fato de as franquias serem um modelo de negócio que já foi planejado e estruturado torna as operações rotineiras mais simples. Isso porque, como dito, não há necessidade de fazer testes e análises complexas para definir como os processos precisam acontecer.
A franqueadora já fez essa definição porque já realizou esses estudos, testes e pesquisas. Com tudo padronizado, a gestão fica mais fácil, e mesmo quem não tem muita experiência com administração de empresas consegue se sair muito bem.
Inclusive porque a franqueadora oferece treinamentos e materiais para o franqueado se capacitar e aumentar os seus conhecimentos, a fim de ter uma atuação cada vez mais eficiente.
6. Implementação descomplicada
Outro motivo para você escolher as franquias para investir é a facilidade que vai encontrar na hora de implementar o seu novo negócio. Tudo se torna muito mais simples porque o franqueado não faz isso sozinho.
A franqueadora auxilia na decisão sobre a melhor localização para abrir essa nova unidade, considerando as regiões que oferecem boas chances de sucesso e retorno. Como você viu, já está tudo padronizado, existe a identidade visual daquela marca e está definido o modo como o ponto precisa ser adequado para as operações diárias.
Sendo assim, o franqueado precisa somente implementar tudo aquilo que já foi definido. Não há dificuldade nem indecisões na hora de definir os detalhes. É tudo muito prático e rápido.
7. Suporte vitalício
As unidades das franquias, independentemente da franqueadora, fazem o pagamento de uma taxa para assegurar o direito de uso daquele modelo de negócio. Portanto, é de interesse da marca que todas as suas unidades sejam bem sucedidas.
Isso promove ganhos para todos e, ao mesmo tempo, fortalece cada vez mais a própria franquia e, consequentemente, as unidades. É de fato uma parceria valorosa para ambas as partes, e é por isso que as boas franqueadoras atuam sempre muito próximo dos seus franqueados.
Ao escolher boas franquias para investir você terá suporte desde o começo para a implementação da sua unidade, e isso vai continuar de maneira vitalícia. Ou seja, você pode contar com a franqueadora para auxiliar com possíveis dúvidas em relação ao modelo de negócio. Também terá acesso a novas soluções e inovações que ela lançar no mercado. O franqueado nunca está sozinho.
8. Atração e fidelização de clientes
Para finalizar, vale ressaltar que é mais fácil cativar o público escolhendo as franquias para investir. Isso porque a marca já é conhecida no mercado, logo, ela tem a confiança dos consumidores.
Ao abrir uma nova unidade você vai conseguir atrair pessoas com rapidez. Por causa da qualidade dos serviços prestados, também vai fidelizar esses clientes, garantindo uma demanda constante.
Gostou da ideia de escolher as franquias para investir? Então aqui vai mais uma dica para você: seja um parceiro Maria Brasileira! O investimento inicial é pequeno, você vai trabalhar em um segmento de mercado com demanda constante, receberá treinamentos e todo o suporte que precisa para dar início ao seu novo negócio. Além da grande vantagem de ter uma unidade da maior franquia do segmento de cuidados e limpeza no Brasil!
A Maria Brasileira é a franquia ideal para você investir com sucesso. Veja como se tornar um franqueado também!