Design e decoração propostos pelo método montessoriano ajudam na autoeducação e autonomia da criança.
Dar liberdade aos pequenos sem abrir mão da segurança. Essa é proposta do método Montessori, desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que traz uma nova visão de arquitetura e decoração para os quartos das crianças.
A ideia de um quarto montessoriano é oferecer um ambiente que estimule o aprendizado e a autonomia das crianças, fazendo com que desde pequena ela já cresça com mais independência.
Separamos neste post 5 dicas para você começar a montar o quarto montessoriano para o seu pequeno. Vamos a elas!
- Esqueça o berço!
Uma das principais propostas para um quarto montessoriano é a ausência de berço, já que o objetivo é dar mais liberdade para o bebê. Para substituir o tradicional berço, a ideia propõe um colchão no chão ou um futon em cima de um estrado. Para dar mais segurança ao bebê durante à noite, recomenda-se proteger a nova cama com almofadas ao seu redor.
- Acessibilidade para todos os cantos
O design e arquitetura do quarto montessoriano também se preocupa com a acessibilidade das crianças. Então, prateleiras altas devem ser riscados do papel! Neste ambiente, os tradicionais móveis dão lugar àqueles compatíveis com a altura das crianças. Ou seja, no lugar de armários altos, por exemplo, recomenda-se nichos abertos. Assim, a criança tem a liberdade de pegar seus brinquedos na hora que quiser, sem precisar da ajuda de um adulto. Isso vale também para os guarda-roupas!
- Olá, espelho!
Outra proposta do quarto montessoriano é o uso de espelhos no ambiente. Isso porque ele estimula a criança a se conhecer melhor e, consequentemente, ter mais autonomia, reconhecendo seu rosto e expressões. Além disso, o espelho acompanha a evolução da criança. Na fase em que ela está engatinhando, o ideal é colocá-lo na horizontal. Quando a criança já começa a dar seus primeiros passos, coloque-o na vertical. De qualquer forma, é imprescindível que o espelho seja de acrílico e que esteja muito bem fixado na parede.
- Barra fixas pelo quarto
As barras fixas na parede também não podem faltar em um quarto montessoriano. Elas são um ótimo apoio que ajudam as crianças a se levantarem, o que acaba por estimular no aprendizado dos primeiros passos, sem depender de um adulto. Recomenda-se uma barra tipo ballet, mas também é possível usar as barras de sustentação de cortina, desde que bem presas na parede. Coloque alguns brinquedos pendurados na barra, como chocalhos, para estimular a criança.
- Tapetes coloridos, ambientes aconchegantes
As experiências sensoriais das crianças são muito importantes para um quarto montessoriano. Nesse caso, os tapetes são grandes aliados para a decoração deste ambiente. Além de deixar o quarto mais aconchegante e amortecer quedas, os pais podem optar ainda pelos tapetes interativos. Dê preferência aos tapetes macios, hipoalergênico e antiderrapante. Os estampados e com cores suaves também são uma ótima opção para estimular a criança. Além disso, os tapetes também funcionam como um delimitador da área de brincar da criança.