Quem não gosta de uma piscininha pra aproveitar aquela tarde ensolarada? Em dias quentes um bom banho de piscina muda toda a experiência do verão e ainda oferece um bronzeado incrível (desde que você passe muito protetor solar, sua pele agradece!). Mas como nem tudo são flores, ter uma piscina também tem o seu lado sombrio: a limpeza! Pra essa situação, existem inúmeros profissionais capacitados que realizam o trabalho de uma forma excelente pra não danificar o material. Mas e se, em uma situação específica, você precisar realizar esse trabalho? Separamos um manual de como limpar a piscina de forma segura e qualificada. Continue lendo!
Como limpar a piscina?
Mas então, como limpar a piscina? O primeiro passo pra começar esse trabalho é desativar o filtro da sua piscina. Isso permitirá que a água se acalme e alguns resíduos decantem ao fundo, enquanto realizamos outros processos. Você me agradecerá mais tarde!
Comece pela área externa
Enquanto as impurezas se acumulam (lentamente) no fundo da sua piscina, dê aquela geral na área externa. Limpar o entorno da piscina é essencial pra diminuir consideravelmente a quantidade de sujeiras que cairão na água. Escove bem as bordas da piscina com uma esponja específica, para remover toda a gordura corporal. Mas atenção: evite escovas com sardas rígidas, elas poderão danificar permanentemente o material.
Não se esqueça do deck! Alguns fatores como plantas e pets podem colaborar para o aumento da sujeira dentro da sua piscina, então garanta que o entorto esteja sempre em ordem.
Bora peneirar para limpar a piscina
Um trabalho árduo, porém, necessário!
É nesta etapa que você removerá todas as folhas, insetos e o que mais estiver sobre a superfície. É muito importante que seus movimentos sejam sutis para não movimentar a água mais do que o necessário, espalhando geral aquela sujeirinha que esperamos tanto decantar.
Quando a superfície da sua piscina estiver totalmente livre de impurezas, vamos para a próxima etapa!
Hora de aspirar!
Chegou o momento em que precisamos de mais técnica, pra não piorar o serviço… rs.
Mas por que técnica? Não é só aspirar como um tapete? E a resposta é: não!
Vamos lembrar que, o aspirar específico para a situação, estará embaixo d’água e sua movimentação deve ser sutil pra não dispersar os resíduos por toda a piscina.
É necessário dar essa importância se quiser sua piscina igual à Lagoa Azul. E assim que já estiver tudo bem limpinho e cristalino, podemos começar o tratamento da água!
Tratamento da água
Demorou, mas chegou o último processo pra, finalmente, conseguir dar um bom mergulho.
Para desinfetar a água, utilizaremos a quantidade ideal de cloro para o tamanho da sua piscina. Recomendamos que você leia a embalagem do produto, garantindo a proteção contra larvas, bactérias e algas, e ainda se previne de danos à pele ou olhos, pelo excesso do produto.
Não podemos nos esquecer de medir a alcalinidade da água. Você pode adquirir um estojo para medição de pH e conferir se os parâmetros estão adequados para o banho, realizando as correções, se necessário. Geralmente, o pH ideal da água pra banho de piscina é em torno de 7,2 e 7,8 (neutro).
Com o pH, cloro, aspiração, peneiração e bordas limpas, o mergulho tá liberado! Só não esqueça da dica do início: muito protetor solar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir outros conteúdos do nosso blog pra não perder nenhuma dica que facilita seu dia a dia!