Saber como limpar janelas ainda é uma dúvida para muitas pessoas. Se não forem utilizados os produtos adequados, os vidros ficam manchados e parece que não foram limpos. Que atire a primeira pedra quem nunca os deixou totalmente marcados!
Brincadeiras à parte, a limpeza das janelas deve ser constante, para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, o trabalho redobrado ao tentar eliminar o pó.
Por isso, neste post, ensinaremos como limpar janelas de maneira eficiente. Vamos lá?
Comece por janelas e aberturas
Não adiantará você começar a limpeza pelos vidros, porque ao limpar as janelas e as aberturas, eles sujarão novamente.
Passe um pincel com cerdas largas nas frestas para eliminar a poeira. Você também pode contar com a ajuda do aspirador de pó, principalmente se ele tiver uma biqueira fina, que facilite a limpeza dos cantos.
Janela de madeira
Depois de retirar o pó, pegue um pano molhado com água e sabão e retire toda a sujeira. Se necessário, use uma escova de dente para ter acesso às partes mais difíceis. Ao finalizar, você pode passar um lustra móveis para dar brilho e criar uma camada de proteção contra o pó.
Ferro ou alumínio
Utilize água e detergente neutro com o auxílio de uma esponja (use a parte macia e não a superfície com alumínio).
Não utilize materiais ásperos e abrasivos porque danificam o material. Depois de lavar a janela com a esponja, seque com um pano macio.
Grades
Já nas grades, você pode utilizar as escovas para retirar o excesso de pó. Faça o uso de uma escova de dente velha e, com a ajuda de um pano, esponja e detergente, lave as grades.
Você também pode comprar produtos específicos para lavar o metal — eles facilitam a remoção da sujeira.
Depois de limpar janelas vá para os vidros e as vidraças
Após finalizar a limpeza geral e pesada nas estruturas da janela, chega a hora de limpar os vidros.
Os melhores dias para limpá-los são os nublados, porque quando o sol está muito forte, ele seca o produto de limpeza rapidamente, deixando o vidro esbranquiçado.
Primeiramente, remova o pó com um tecido suave e seco. Utilize uma esponja bem macia com água e sabão neutro, álcool ou até mesmo limpa-vidros.
Limpe toda a superfície do vidro e depois remova o produto com papel-toalha ou jornal (ótima opção para polir as janelas, ele deixa uma película resistente à poeira).
Existem diversas soluções caseiras para limpar os vidros e você pode testar a que mais gosta. Contudo, o limpa-vidros que encontramos no mercado ainda é o mais apropriado para esse tipo de limpeza.
Confira algumas soluções caseiras que você pode testar:
- 5 litros de água, 1 colher de sopa de vinagre ou de detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool;
- 2 colheres de sopa de amônia ou 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão, ½ copo de álcool e ¼ colher de chá de detergente;
- 1 xícara de álcool, 1 xícara de vinagre de álcool e 1 colher de sopa de detergente neutro;
- 300 ml de álcool 70, 300 ml de água filtrada e 1 colher de sopa de vinagre branco.
Se a janela estiver gordurosa, primeiramente, faça a limpeza geral com detergente e esponja. Só depois aplique o limpa-vidros; assim, você consegue ter eficácia ao limpar janelas e evita que os vidros fiquem com marcas ou até mesmo sujos.
Além disso, utilize o pano sempre na mesma direção para evitar que eles fiquem marcados e opte por materiais que não solte fiapos.
Limpar janelas é uma das atividades mais difíceis quando o assunto é limpeza residencial e comercial. Afinal, são locais que acumulam muita sujeira e dificilmente temos paciência para limpá-los semanalmente. Por isso, é fundamental manter uma rotina de limpeza pelo menos a cada 20 dias e seguir essas dicas.
Neste post, você conferiu um passo a passo para limpar janelas de uma maneira eficiente, com o objetivo de deixar os vidros brilhando! Você gostou do nosso conteúdo? Então, temos um convite: curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações! Fique à vontade para comentar, compartilhar e enviar-nos uma mensagem no privado.