As pessoas gostam de ver a suas casas limpas, organizadas e decoradas. Contudo, com o passar dos anos, é inevitável ter que retocar uma tintura aqui ou reconstruir um reboco ali. Por isso, é fundamental ter uma boa organização no momento de planejar uma reforma residencial.
Claro, tudo depende do escopo do projeto, mas há casos em que é preciso ficar fora de casa por mais de um mês. Então, um bom planejamento é o segredo para que a reforma residencial não seja um tremendo estresse.
Se você está nesse dilema, não se preocupe! A seguir, apresentaremos algumas dicas para planejar a sua tão sonhada reforma residencial. Vamos lá?
1. Crie um projeto de reforma residencial
O primeiro passo é avaliar como está o seu imóvel e o que você pretende com a reforma. Por exemplo:
- ampliar algum cômodo;
- redecorar os ambientes;
- aumentar o limite de carga da fiação;
- criar texturas em paredes;
- corrigir falhas nos rebocos;
- instalar isolamento térmico e/ou acústico;
- fazer rebaixes de gesso;
- alterar a arquitetura;
- deixar o imóvel mais aconchegante;
- criar um novo espaço.
2. Elabore um relatório financeiro
Para saber se a reforma cabe no seu bolso ou se será preciso diminuir alguma coisa, é fundamental ter um bom relatório financeiro. Para isso, solicite pelo menos três orçamentos de cada item.
Você precisa conhecer o trabalho do arquiteto ou pedreiro que ajudará na reforma. Afinal, o projeto precisa ficar exatamente como o seu sonho, certo?
Além disso, encontre fornecedores que sejam confiáveis e saibam o que fazem. Existem diversos profissionais nessa área e nem sempre o serviço sai conforme esperamos!
3. Solicite um projeto em 3D
Contrate um arquiteto que faça um desenho em três dimensões da sua reforma. Assim, você consegue visualizar como ficará o trabalho e poderá solicitar alterações.
O projeto em 3D garante que a equipe faça exatamente o que mostra o desenho. Dessa maneira, você evita alguma surpresa desagradável por ter imaginado uma coisa e receber outra.
4. Desenvolva um cronograma detalhado
Monte em uma planilha um cronograma detalhado com tudo o que precisa ser feito, os responsáveis e os prazos. Depois de pronto, entregue esse documento aos seus fornecedores e acompanhe a evolução da obra.
Isso facilita na hora de avaliar se a obra sairá dentro do prazo estipulado ou se atrasará por algum motivo.
Sempre tenha um prazo reserva; por mais que você tudo seja esquematizado, obras tendem a atrasar.
5. Contrate um serviço de limpeza pós-obra
Depois que a obra for concluída, contrate um serviço especializado em limpeza pós-obra, pois essa tarefa costuma ser muito mais trabalhosa do que uma faxina tradicional.
Portanto, nada melhor do que deixar isso na mão de profissionais que são qualificados e entendem tudo sobre o assunto.
Além disso, você ainda sentirá um alívio ao chegar em casa e ver tudo brilhando!
Neste post, você conferiu algumas dicas para planejar uma reforma residencial sem ter dor de cabeça! Gostou das nossas ideias? Então, aproveite para seguir a Maria Brasileira nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Google +.