Já ouviu falar sobre o cuidador de idosos? Profissão em ascensão que possui série de responsabilidades. Confira nosso artigo especial para conhecer mais dessa carreira!
Atualmente, com a expectativa de vida da população cada vez maior, o número de idosos têm aumentado, por isso têm surgido essa nova carreira ganhando muito destaque no mercado.46
O cuidador de idosos deve ser capacitado e treinado para lidar com as necessidades do idoso, com paciência, cuidado e profissionalismo, está se tornando cada vez mais importante para oferecer às pessoas mais velhas mais qualidade de vida.
Explicamos agora o papel e a importância do cuidador de idosos, as principais tarefas desempenhadas por esse profissional e falamos sobre os requisitos para atuar nessa área. Entenda mais detalhes e ótima leitura!
A Importância do Cuidador
É muito comum vermos os próprios familiares realizando atividades básicas de cuidados aos idosos, como alimentação, remédios, higiene, entre outros, mas para que as tarefas sejam cumpridas da forma correta, o idoso necessidade de cuidados e atenção mais aprofundados.
Cabe ao cuidador manter relações sociais com o idoso e estimulá-las da melhor forma possível, exercendo empatia, encorajando a realizar atividades e acima de tudo, manter o companheirismo ao paciente.
Não deixando de lado os cuidados direcionados a área da saúde, o profissional deve ter atenção a sintomas que o idoso possa apresentar no cotidiano e comunicar a família, tal como auxiliar na movimentação, higiene e outros cuidados.
Como podemos ver, as atividades realizadas necessitam de profissionalismo, especialização e capacitação para que sejam executadas da forma correta, permitindo ao idoso mais conforto e bem-estar social.
Em muito casos, famílias contratam profissionais não capacitados para atuação nessa área, seja por ignorância da profissão, mas que acabam prejudicando o paciente por não exercerem os cuidados da forma correta.
Tarefas Desempenhadas por Cuidador de Idosos
Para auxiliar na contratação de um profissional e para facilitar a compreensão de sua importância, é interessante saber quais atividades o cuidador desempenha. Listamos algumas das diversas tarefas exercidas no cotidiano de um profissional da área logo abaixo. Vale destacar que as atividades variam de acordo com as famílias, pacientes e necessidades especiais de cada um:
Manutenção e Administração da Casa
- Receber correspondências;
- Pagar contas;
- Ir à farmácia;
- Realizar compras;
- Preparo de refeições.
Cuidados Pessoais
- Auxílio em higiene (banho, escovar os dentes, lavar mãos, cuidados com o cabelo);
- Troca de fraldas;
- Cortar unhas;
- Administrar os remédios em doses e horários;
- Auxiliar em exercícios fisioterápicos;
- Não deixar faltar materiais para curativos;
- Realizar leituras e proporcionar diálogos;
- Realizar curativos;
- Auxiliar em pós cirúrgicos.
Requisitos para ser um Cuidador de Idosos
O cuidador de idosos deve ter algumas características importantes para atuar de forma segura, eficiente e humanizada. Listamos abaixo alguns dos requisitos que devem ser analisados na contratação do cuidador de idosos. Confira:
Paciência
Quando atingimos a terceira idade, é perfeitamente normal que nosso corpo não se comporte mais da mesma maneira de antigamente. Já não temos a mesma velocidade de movimentos e reflexos, nem a mesma flexibilidade.
Dessa forma, é de extrema importância que o cuidador saiba ser paciente e respeitar as limitações que o corpo atingiu, sem apressá-los ou tratá-los de forma grosseira.
Empatia
Se colocar no lugar do próximo é uma tarefa bem complicada, não é mesmo? Para esse profissional, é um requisito essencial ter compaixão e empatia, afinal, um dia você também atingirá a terceira idade e suas limitações serão parecidas com as presentes em seu paciente. Tratá-lo da forma como você gostaria de ser tratado é o ponto chave para o cuidador de idosos.
Responsável
É comum ao chegar na terceira idade precisar de diversas medicações e curativos, sendo importante também atenção especial com horários e doses. Por isso, a responsabilidade é fundamental requisito para ser um cuidador.
O profissional deve sempre estar atento aos horários das medicações prescritas pelos médicos e as doses de cada uma.
Conhecimentos na Área
É um diferencial para o cuidador ter conhecimentos na área de atuação, uma vez que existem as maneiras certas de dar banho, trocar as fraldas e realizar toda a higiene pessoal do paciente.
Outro ponto que deve ser considerado requisito, é conhecimento sobre saúde, dessa forma o cuidador pode alertar os familiares sobre quaisquer sintomas que o idoso possa apresentar, ajudando na manutenção da saúde e realizando a busca de um médico especialista.
Atenção
Não podemos deixar de fora dos requisitos a atenção. O cuidador deve estar sempre em alerta com o paciente para caso precise de ajuda.
Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹
Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!
Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!