Como organizar armário de cozinha

Como organizar armário de cozinha

É terrível tentar cozinhar e não saber onde estão as coisas que precisa, né? Então, veja aqui algumas dicas pra te ajudar a organizar o armário da cozinha.

Quem nunca se perdeu na própria cozinha? Você está procurando uma vasilha pra comer sua pipoquinha sagrada de domingo, mas acabou achando aquele copo que ganhou de brinde em um sorteio.

Parece que os seus utensílios foram pra um mundo estranho que nem um mestre dos magos conseguiria te ajudar (e convenhamos, nem parece que ele quer ajudar também). Então vem comigo e bora ver como organizar um armário de cozinha.

Limpar e categorizar em primeiro lugar

Como organizar armário de cozinha

Antes de tudo, como todo mantra de organização, é necessário retirar tudo dos armários e realizar aquela limpeza geral, incluindo as gavetas.

Feito isso, é hora de separar e categorizar cada tipo de utensílios: potes, panelas, garfos, pratos etc. Isso vai te ajudar a ver a quantidade de cada item e também já fazer uma pequena triagem.

Nesse momento, olhe atentamente para os produtos e veja se algum deles está quebrado e quais você já nem lembrava da existência. Para os itens que você não usa mais, você pode doar ou vendê-los.

Como organizar armário de cozinha

Como organizar armário de cozinha

Agora que tá tudo limpinho e separadinho, é hora de pensar em como organizar e colocar tudo de volta.

Mantenha os itens do dia a dia por perto

Pra facilitar o nosso dia a dia, a melhor opção é organizar de um modo que te auxilie nas tarefas diárias.

O ideal é organizar as peças por tamanho, modelo e frequência de uso. Para os copos, coloque-os em fileira e, se possível, deixe as peças iguais próximas umas das outras. Se você possui taças, mas não as usa com regularidade, opte por guardá-las no fundo do armário.

Agora, para as canecas e xícaras, você pode instalar ganchos dentro dos armários para pendurá-las. Isso vai te ajudar na hora da organização.

Já para os pratos, escolha entre empilhar ou utilizar os suportes de pratos pra armário que, por sinal, são muito práticos e você encontra facilmente em diversos modelos! Organize-os por modelo, ou seja, pratos rasos juntos, pratos fundos em outra pilha, de sobremesa em outra e os pires juntinhos. Assim, é mais fácil achar o prato que você precisa.

Panelas pra todos os gostos

Depois de um certo tempo, a gente sabe que acumular panelas é algo recorrente, afinal, quem resiste a uma temporada de promoções. Mas, como organizar tudo isso no armário?

Primeiro, vamos praticar o ato de que, se você não a usa com frequência, ela deve ficar mais pro fundo do armário.

O ideal é guardar as panelas com as tampas, porém com as tampas ao contrário, ou seja, com o pegador virado pra dentro da panela. Assim, a superfície ficará mais reta e é possível colocar uma panela em cima da outra.

Se não houver espaço para guardar junto com a tampa, você pode separar as tampas e guardá-las em uma gaveta ou algum suporte específico pra isso. Nesse caso, as panelas podem ser colocadas dentro umas das outras. Só fique atento para colocar algo entre as panelas, seja feltro, TNT ou papel toalha. Isso irá evitar que a panela de cima risque o interior da que está embaixo.

Talheres pra todos dominar

São tantos talheres que a gente nem sabe por onde começar, né?

Pois bem, a primeira dica é: se você for guardá-los na gaveta, utilize a primeira gaveta pois são utensílios que sempre precisamos e usamos a toda hora.

Invista em um organizador de gaveta pra talheres, isso irá evitar que tudo fique misturado e você fique uma hora só pra achar uma colher pra comer seu sorvete preferido, que por acaso, já derreteu nessa espera.

Se quiser, uma outra opção são os porta-talheres de mesa.

Já para as facas de corte (de chef, para legumes, entre outras), tente investir em um cepo de madeira ou um organizador específico de gaveta para facas. O importante é não deixá-las soltas dentro da gaveta, pois, com o tempo ela irá perder o fio de corte e diminuir a sua durabilidade.

E muito cuidado ao escolher o local pra guardar essas facas. Prefira locais altos e/ou que fique longe das crianças, pra evitar qualquer acidente.

O misterioso espaço debaixo da pia

Você acha que o espaço debaixo da pia é inútil? Sabe de nada inocente!

Por conta da sua localização perto do preparo das comidas, você pode guardar itens como raladores, tábuas, tigelas, escorredores, entre outros nesse lugar.

Segurança em primeiro lugar

Outra dica muito importante na na organização do armário da cozinha, é pensar na sua segurança e na da sua família.

Não guarde itens muito pesados em armários altos. E também, se você usa muito algum desses itens, deixe-os próximo de você! Nada de ficar subindo em banquinho ou escada só pra pegar a sua tigela de cereal favorita!

Prontinho! Tudo limpo e organizado dentro dos seus armários e pronto pra receber a próxima leva de produtos do “aproveitei a promo pra comprar esse kit que tava paquerando”.


Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!