As cortinas se tornaram um item indispensável na decoração, elas ocupam cada vez mais cômodos da casa e apresentado estilos cada vez mais elaborados, com diversos materiais, cores e tamanhos. No dia a dia elas são alvos da sujeira, e a delicadeza dos seus materiais acabam deixando dúvidas sobre como proceder para cuidar bem delas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como lavar as cortinas de tecido, o material que possui mais variedade de modelos e é mais comum em nossas casas.
Cortinas de algodão ou poliéster
1- Limpe o excesso de sujeira
Com a cortina ainda encaixada no varão, retire o excesso de pó com a ajuda de um aspirador.
2- Retire todos os acessórios
Retire as argolas, ganchos e ilhóses. Isso evita que danifiquem ao entrar em contato com a água ou com o atrito na máquina de lavar.
3- Deixe de molho
Antes de lavar as cortinas, é importante retirar os excessos de sujeira, como manchas de poeira, líquidos ou gordura. Mergulhe a cortina na água fria com sabão de coco ou sabão em pó. Deixe de molho por, no máximo, 40 minutos.
4- Coloque na máquina de lavar
Nessa etapa, é muito importante verificar se a sua lavadora tem a capacidade necessária para lavar uma cortina.
Lave a cortina separada de outras peças, como roupas e lençóis. Na sua máquina selecione a lavagem de peças delicadas e desative a centrifugação, que pode danificar o tecido. Utilize apenas sabão em pó, o amaciante não é aconselhado pois pode deixar manchas.
5- Secagem
As cortinas de algodão e poliéster costumam ser pesadas e de manuseio complicado. Para evitar que fiquem amassadas ou deformadas, elas devem ser encaixadas novamente no varão quando ainda estão úmidas, dessa forma, já secam com o caimento correto.
Cortinas de renda e outros tecidos delicados
Neste caso, as cortinas são feitas de materiais leves e finos, o que faz o acúmulo de sujeiras ser menor. Sendo assim, não há necessidade de deixá-las de molho antes de lavar.
1- Lavagem
Ao invés de sabão em pó, utilize o detergente neutro, pois a sua composição evita que as cortinas de tecidos delicados fiquem desbotadas ou que encolham. Antes de colocar na máquina de lavar, selecione o ciclo próprio para peças delicadas, desative a centrifugação e proteja a cortina com um saco de pano para evitar atritos durante o processo.
2- Secagem
No caso dos tecidos delicados, escolha um lugar com bastante ventilação e sombra para fazer a secagem. Estenda a cortina em uma base que não demande a utilização de prendedores, pois eles podem deixar o tecido com marcas.
Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!
Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!