Todos nós estamos cansados de saber que precisamos de atividade física no dia a dia para melhorar a disposição, o sistema imunológico e contribuir para a saúde dos ossos e do organismo. Mas, geralmente, encaramos essa prática de uma forma… incorreta.
Sempre observamos como um esforço ou desafio diário “cumprir” mais essa obrigação em nossa rotina, que, cá entre nós, já não é calma.
Hoje, queremos apresentar um modo complementar, para que você enxergue de forma prazerosa e seja seu momento de lazer.
Por que praticar atividade física?
Para entender a importância da prática de atividade física, precisamos voltar um pouquinho no tempo.
Falando sobre a biologia dos seres humanos, somos os únicos animais que possuem a capacidade de dissipar calor através do suor. Ou seja, nosso corpo se mantém resfriado eliminando água pelos poros, enquanto outros animais fazem o mesmo processo por meio da respiração e com menor eficácia.
Tal característica humana nos permite correr por distâncias maiores e por mais tempo sem superaquecer nosso organismo e fadigar.
É claro que, hoje, nossa realidade é outra e não precisamos fugir de predadores ou percorrer grandes distâncias para encontrar suprimentos. Mas percebe como a prática aeróbica está presente na nossa evolução?
Agora vamos fazer uma comparação: se você deixar um carro (projetado para percorrer longas distâncias) parado por muito tempo, é bem provável que apresente algumas falhas em seus sistemas hidráulicos, elétricos, mecânicos, etc. É o mesmo princípio com seu corpo.
O corpo humano é evoluído e aprimorado para a corrida. Se nos acomodarmos por muito tempo, é comum sentirmos os efeitos do sedentarismo.
Quais os benefícios da atividade física?
Agora que você já sabe a importância da prática de atividade física para seu corpo, podemos olhar mais de perto para todos os benefícios proporcionados por ela.
Bem-estar
Manter o corpo em movimento ajuda a liberar serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar), o que ajuda, e muito, em casos de ansiedade e depressão.
O gasto calórico resultante da prática promove a queima de gordura e fortalecimento dos ossos, modelando nosso corpo e elevando a autoestima.
E ainda nem comentamos sobre a disposição. Atividades como corrida, dança e esportes, garantem a liberação de adrenalina na corrente sanguínea, assim, nos sentimos mais produtivos e confiantes em nossos desafios diários.
Prevenção de doenças crônicas
Já temos os benefícios para nossa saúde mental e bem-estar. Então é hora de falar um pouquinho dos benefícios físicos.
Quando estamos em movimento, a contração dos nossos músculos estimula o fluxo sanguíneo pelas veias e artérias e melhora a circulação. Dessa forma, auxilia no controle da pressão arterial e a prevenir doenças ósseas e musculares.
Outro ponto positivo da prática de atividade física é a redução da gordura corporal, que, por consequência, reduz os níveis glicêmicos e ajuda no controle da diabetes.
Pratique atividades para lazer!
Algumas pessoas ainda encaram a prática de esportes como uma “obrigação”, uma rotina. É apenas mais uma coisa para o seu dia a dia, porque “temos que nos exercitar”. Isso não é legal.
Busque por uma prática que agrade e proporcione um momento de lazer. E não precisa ser um esporte de alto desempenho.
A OMS recomenda em média 150 minutos semanais de prática para manter sua saúde em ótimo estado. O que são cerca de 30/20 minutos diários?
E algumas pequenas atividades já entram nessa contagem, como, por exemplo, limpar a casa, ir à padaria a pé, substituir o elevador por escada, etc. Não que essas atividades sejam prazerosas (rs), mas estimulam o movimento e liberação de hormônios no seu corpo.
Nossa recomendação é para que você experimente diversas práticas e encontre a que mais lhe proporcione sensação de lazer e bem-estar.
É importante fazer aquilo que gostamos, e não apenas cumprir obrigações.
Como é a sua relação com a prática de atividades físicas? Você já encontrou a ideal para você?
Não deixe de conferir nossos conteúdos aqui no blog da Maria!