Um empreendimento não precisa estar localizado em um grande centro urbano para alcançar o sucesso. Investir em uma franquia para cidades pequenas também pode trazer um excelente resultado. Afinal, para ser bem-sucedido, um negócio precisa entregar soluções de valor para o público.
A qualidade dos serviços e do atendimento prestado faz toda a diferença. Quando se trata de uma franquia, também é fundamental pensar na marca e na validação do seu modelo para conquistar o público e ter um bom faturamento.
Como muitos empreendedores têm dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo para explicar se realmente vale a pena investir em uma franquia para cidades pequenas. Continue lendo para conferir a resposta, e ainda veja que tipo de franquia é uma boa opção nesse caso.
Por que investir em uma franquia para cidades pequenas?
Você sabia que em 2022 o mercado brasileiro de franquias superou os R$ 211 bilhões em faturamento? O crescimento foi de 14,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse já é um grande motivo para você se tornar um franqueado, e os retornos também são atrativos nos municípios menores.
São consideradas cidades pequenas ou médio-pequenas aquelas com até 100 mil habitantes. Alguns investidores acreditam, que em função por terem uma população menor, esses municípios não são tão atrativos para abrir um negócio, mas isso não é verdade.
As vantagens estão justamente no fato de ser uma cidade pequena. As características desses centros urbanos trazem um diferencial competitivo para quem decide empreender, inclusive com uma franquia para cidades pequenas.
A seguir, apresentamos alguns dos muitos motivos que mostram por que vale a pena ser um franqueado em um município de menor porte.
Custos reduzidos
Uma das diferenças das cidades pequenas em relação aos grandes centros urbanos é o custo de vida. Geralmente, municípios menores requerem menos investimento inicial e para a manutenção das operações de um negócio.
Isso acontece porque o aluguel nas cidades pequenas é mais baixo, assim como a média salarial dos profissionais, os custos com marketing, entre outros. Sendo assim, quem decide investir em franquias para cidades pequenas consegue abrir o próprio negócio com um orçamento menor, em comparação com aqueles que optam pelos grandes centros urbanos.
Concorrência menor
Como nem todas as empresas querem investir em cidades pequenas, a concorrência acaba sendo menor. Dependendo do tipo de franquia que você escolher, talvez seja um serviço exclusivo, o que tende a aumentar ainda mais as chances de sucesso.
Nas grandes cidades, não é raro encontrarmos mais de uma unidade da mesma franquia, além de outras empresas que concorrem de forma direta com ela. Portanto, é mais difícil conquistar o público. O que não acontece em uma cidade menor, que terá essa grande novidade atraindo a atenção dos consumidores.
Reconhecimento da marca
Mais uma vez, vemos a baixa concorrência trazendo uma vantagem para quem investe em franquias para cidades pequenas. Como se trata de uma novidade, a tendência é de que esse empreendimento ganhe reconhecimento rápido.
A marca fica em maior evidência justamente por oferecer exclusividade. Além disso, dependendo da região em que decidimos investir, é possível atender os municípios vizinhos, ampliando ainda mais a visibilidade e se tornando uma referência.
Maior valor agregado para as soluções
Quando oferecemos um serviço exclusivo, ou que tem algum tipo de diferencial, conseguimos atrair e fidelizar o público. Isso acontece porque o valor agregado das soluções disponibilizadas é muito maior.
Considere que uma franquia já tem o seu nome consolidado. As pessoas já ouviram falar sobre ela, portanto, há uma referência de qualidade do serviço. Quando essa franquia chega a uma cidade pequena, traz consigo a credibilidade que já cultivou, e a nova unidade desfruta desse valor agregado também.
Que tipo de franquia funciona em cidades pequenas?
Não restam dúvidas de que investir em uma franquia para cidades pequenas é uma excelente alternativa para empreender. Mas citamos a importância de escolher com cuidado a marca, para que ela tenha uma boa aceitação por parte do público.
Como estamos falando de uma população menor, é interessante optar por uma microfranquia. O investimento inicial será menor e a estrutura do negócio estará de acordo com o porte do município, atendendo de forma satisfatória o público disponível.
Para aumentar as chances de sucesso, é válido escolher um segmento de mercado que tenha um impacto direto na vida das pessoas. Ou seja, algo que não é supérfluo e que pode atender a um número maior de consumidores.
As franquias do segmento de serviços, por exemplo, são interessantes. Como as pessoas estão cada vez mais atarefadas, elas procuram por alternativas para terem praticidade no dia a dia. A Maria Brasileira se encaixa nesses dois quesitos.
Trata-se de uma microfranquia voltada para o setor de limpeza e cuidados, que atende pessoas físicas e jurídicas, ampliando o mercado de atuação para quem quer empreender em uma cidade pequena.
As soluções da Maria Brasileira facilitam a vida das pessoas e oferecem parcerias importantes para negócios de diferentes segmentos. Por isso, é a rede líder no segmento aqui no Brasil, com mais de 420 unidades espalhadas pelo país, e que ainda conta com um alto índice de multifranqueados.
Se você está planejando abrir o seu próprio negócio, considere investir em franquias para cidades pequenas. Aproveite para estudar um pouco mais sobre a parceria com a Maria Brasileira para iniciar o seu empreendimento com um modelo de negócios com grande potencial de retornos.
Você também pode fazer parte da maior e melhor rede de limpeza e cuidados do Brasil. Acesse o site da Maria Brasileira e conheça um pouco mais sobre o nosso modelo de franquias!