Quem deseja fazer um investimento seguro ou abrir o próprio negócio encontra excelentes oportunidades nas franquias até 100 mil. Afinal, o setor de franchising tem apresentado um excelente desempenho e oferecido retornos interessantes para quem aposta nele.
No segundo trimestre de 2023, o crescimento do mercado de franquias foi 12,9% comparado com o mesmo período de 2022. Com isso, o segmento cresceu pelo oitavo trimestre seguido, Logo, as oportunidades estão disponíveis para aqueles que desejam empreender, e as franquias com valores mais baixos são ainda mais atrativas por causa do investimento inicial menor.
Você ainda tem dúvidas? Então continue lendo e entenda por que uma franquia até 100 mil é uma excelente opção para quem deseja lucrar.
Vale a pena investir em franquias até 100 mil?
As microfranquias são aquelas cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil. Esse mercado tem acompanhado a tendência do franchising como um todo e apresentado um crescimento significativo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), até mesmo as redes mais maduras de grandes franquias estão apostando nos modelos de negócio mais enxutos. O levantamento feito pela ABF mostrou que entre 2021 e 2023 o número de redes que agora adotam o modelo de microfranquia passou de 18% para 31%.
Esses números são uma prova de que as franquias até 100 mil valem muito a pena. Elas atendem uma necessidade diferenciada de mercado e oferecem opções para o investidor que deseja iniciar um negócio com um valor menor.
Portanto, não é necessário ter uma pequena fortuna para garantir o sucesso no ramo de franquias. É possível alcançar um bom retorno com um investimento de até 100 mil para ter uma unidade com porte menor, mas com grande potencial de rentabilidade.
Por que as franquias até 100 mil são lucrativas?
Para muitas pessoas, ainda predomina o conceito de que para algo ser bom é necessário que tenha um valor mais alto. No entanto, esse é um pensamento equivocado, e uma prova disso é o fato de que as franquias até 100 mil podem ser muito lucrativas.
Isso acontece em função de diversos fatores. O primeiro deles é justamente esse investimento menor necessário para começar o negócio. Como o valor é mais baixo, o investidor consegue alcançar o ROI em menos tempo, assim, começa a ter lucro mais rápido do que se investisse em uma franquia de valor mais alto.
Além disso, como você viu, as franquias até 100 mil são modelos de negócio enxutos. Sendo assim, a implantação da unidade também tem um custo menor para o investidor. Ele não precisará de um ponto muito grande e os ajustes necessários para iniciar as operações também não são muito custosos.
Com isso, existe ainda outra vantagem, que é o menor custo operacional. Se as despesas são mais baixas, automaticamente as franquias até 100 mil conseguem trazer uma rentabilidade maior. O empreendedor gasta menos e ganha mais.
O que faz uma franquia barata ser boa?
Como o mercado de franquias tem crescido de forma significativa, podemos perceber um aumento das oportunidades para quem deseja ser um franqueado. Surgiram muitas marcas com valores de investimento baixos, mas isso também acende um sinal de alerta antes de apostar em uma marca.
O fato de uma franquia ser barata não significa que, necessariamente, ela trará um bom retorno. É fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer melhor aquela marca e as soluções que ela disponibiliza para verificar se de fato é um bom investimento.
O que faz uma franquia até 100 mil ser boa são aspectos como:
- modelo de negócio;
- estratégia operacional;
- segmento de atuação;
- soluções oferecidas para o consumidor;
- aceitação da marca pelo cliente;
- suporte oferecido ao franqueado;
- investimento na imagem da marca;
- inovação das soluções oferecidas.
É necessário que todo esse conjunto funcione muito bem para que a franquia se posicione de maneira competitiva no mercado e entregue soluções que agregam valor para o consumidor. Ao mesmo tempo, o investidor precisa ter segurança no investimento que está fazendo. A franqueadora precisa ser parceira do franqueado para contribuir para o sucesso das unidades.
Como acertar no investimento de uma franquia até 100 mil?
Quem faz investimentos no setor de franchising costuma procurar mais segurança para aplicar o seu dinheiro. Por isso, você precisa de critérios na hora de escolher qual das franquias até 100 mil é ideal para aquilo que você busca.
Apesar de existirem diversas opções no mercado, não é difícil fazer essa escolha. Basicamente, você precisa analisar três aspectos que farão toda a diferença para tomar a melhor decisão. Veja a seguir quais são eles.
Analise o segmento
Qualquer empreendedor que pretende abrir o próprio negócio é aconselhado a, primeiro, escolher o seu nicho de mercado. Isso é muito importante para investir em um segmento que ofereça boas oportunidades de sucesso, o que não muda na hora de escolher uma entre as várias franquias até 100 mil.
É fundamental que você analise com cautela o segmento ao qual ela pertence. O objetivo é verificar se ele já não está saturado, se tem boas perspectivas para o futuro e se é bem aceito pelo consumidor agora.
Afinal, de nada adianta apostar em uma tendência lucrativa de imediato, mas que pode acabar em pouco tempo. É preferível optar por segmentos que apresentam demanda constante por atenderem necessidades fundamentais das pessoas, como limpeza, saúde e alimentação.
Estude a proposta
Verifique a proposta da franqueadora analisando com calma o documento para verificar como é o sistema de trabalho daquela marca. O intuito é realmente pensar nas vantagens para você enquanto franqueado.
Procure estudar sobre as leis que regulamentam o segmento, veja quais são os direitos de um franqueado e as obrigações da franqueadora. Confira as condições impostas pela marca e qualquer outro detalhe que venha impactar diretamente no seu trabalho e nos seus ganhos.
Pesquise a marca
Para finalizar, pesquise também sobre a marca em que você pretende investir. Procure por uma franquia até 100 mil que já esteja bem consolidada no mercado e tenha construído sua credibilidade com o passar do tempo.
Considere que você vai associar o seu nome a ela e também estará investindo o seu dinheiro nesse modelo de negócio. Portanto, é fundamental que a imagem dessa marca esteja valorizada porque isso também garante que ela tem a confiança do público e a sua unidade será aceita por ele.
A Maria Brasileira se encaixa em todos esses quesitos. É uma microfranquia ideal para quem deseja investir em seu próprio negócio com um valor inicial menor e com grandes chances de retorno rápido.
Afinal, a Maria Brasileira tem a sua marca consolidada no mercado, várias unidades espalhadas em todo o Brasil, já recebeu prêmios por sua excelência e ainda pertence a um segmento fundamental: cuidado e limpeza. Então, você terá uma demanda constante.
Tudo isso faz da Maria Brasileira a melhor opção de investimento entre as franquias até 100 mil. Você ainda recebe suporte desde o início da sua unidade para que ela seja bem estruturada e traga o retorno que espera.
Não resta dúvida de que na Maria Brasileira é o seu investimento é certeiro. Acesse o site para saber mais sobre o nosso modelo de negócio e veja como se tornar um franqueado!