Sua casa fresquinha com cortinas blackout.
Mantenha suas cortinas sempre limpinhas. Peças tão importantes que protegem e dão leveza aos ambientes da casa.
O que seria da decoração interna da casa sem cortinas para dar o toque ao ambiente, proteger do sol e dar aquela sensação de bem-estar mesmo nos momentos mais quentes do dia.
Nas cortinas para salas, os tecidos podem ser mais leves e transparentes, para home theater ou quartos que não tenham veneziana, o ideal é que sejam mais pesadas e escuras para controlar a luminosidade. Mas em vez de ter que escolher entre tecidos leves demais como microfibra, seda, renda, cambraia ou tecidos mais pesados como as sarjas, crepes e veludos, junte a proteção e leveza em um.
Para esses ambientes existe a solução do blackout de PVC, que garante 100% de isolamento da claridade. Hoje, no mercado, já existem alguns tecidos misturados com PVC, dando uma aparência mais leve às cortinas. Você também tem a opção de colocar duas cortinas em trilhos separados, o blackout atrás e na frente um tecido mais leve.
Para essa combinação o voal é uma ótima opção (tecido muito fino, macio e transparente, geralmente fabricado com fios penteados cilíndricos de baixa torção, em algodão, lã, seda ou fibras químicas).
Essa é uma ótima solução para manter sua casa fresquinha todo dia. A melhor maneira de usá-las é mantê-las fechadas durante a tarde. Isso evitará que o ambiente esquente e fique abafado, além de proteger móveis e eletrônicos, da constante exposição ao sol.
O ambiente fica fresquinho no fim da tarde, para curtir aquele momento gostoso em casa com a família depois do trabalho.
Elas são ótimas, mas com o tempo sabemos que elas precisam ser bem lavadas. E se suas cortinas corta luz – blackout, estão sujas e você está sem lugar para lavá-las, uma boa opção é usar o banheiro como seu aliado!
Sabia que com vassoura e detergente dá para diminuir a dor nas costas na hora de lavar o blackout? Lavando é mais fácil que esfregando com esponja, panos e sabão.
Depois de lavar, escorrer e secar, é só posicioná-la de novo no lugar, limpa e prontinha para cumprir seu papel de proteger o ambiente do sol.
Esse método é muito bom para quem deixou a cortina encardir, ficar suja com marcas pretas.
Manutenção:
Para manter a cortina blackout limpa, use pano molhado em água e sabão (detergente ou sabão de coco). Faça esse procedimento quinzenalmente ou no máximo mensalmente. Esse cuidado evita que sua cortina fique suja e cheia de sujeira grudada.
Blackout com Voal:
Para lavar o voal faça o mesmo procedimento tomando cuidado para não embolar, rasgar ou desfiar o tecido.
Vá até o tanque para lavar o voal. Deixe apenas o voal de molho por 30 minutos em água com sabão liquido para roupas delicadas ou sabão de coco. Esfregue com movimentos circulares delicadamente. Enxague e coloque toda a cortina para secar em um varal alto para não encostar no chão, e vá desamassando-a com as mãos para que fique bem lisinha, evitando assim futuras marcas. Em pouco tempo ela estará sequinha para voltar ao seu lugar e dar cor e leveza ao cômodo.
Fica a sugestão! Grande abraços da Maria!
Sua rotina mais fácil e prática.