O inverno está chegando e o frio traz junto aquele monte de delícias típicas da estação.
O grande problema é que grande parte dos pratos favoritos de quem gosta desta época mais gelada tem em comum um fator: a alta taxa de calorias e gordura. É preciso ter muito cuidado para curtir as delícias do inverno sem descuidar da dieta.
Nada que exija muito esforço: sabendo as receitas certas, dá pra substituir alimentos pesados por outros mais light, sem sacrificar em nada o sabor. Uma boa sopa, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa aos caldos mais gordurosos, como o de feijão, que geralmente vem acompanhado de linguicinhas e bacon. Ao invés dele, dê preferência a uma sopa de vegetais, como espinafre ou agrião, ou para os que preferem algo mais consistente, um creme de moranga é imperdível. Porém, evite as sopas e temperos industrializados, com grande quantidade de sódio.
Ao invés do chocolate quente, abuse dos chás. Tanto os naturais quanto os de saquinho possuem valor calórico muito baixo, além de trazer enorme variedade de sabores. Trazendo ainda diversos benefícios para a saúde, a bebida é a pedida ideal para aquecer as noites de inverno.
Não esqueça das frutas típicas da estação, como morango, abacaxi e melão. Como estas são ricas em vitamina C, elas ajudam a proteger o sistema imunológico durante o inverno, além de possuírem baixo valor calórico, o que é sempre um extra.
E pra quem gosta de um bom vinho, não precisa se preocupar. A ingestão moderada durante o dia é até recomendada, por reduzir riscos de doenças cardiovasculares e respiratórias. A quantidade sugerida por especialistas é de uma taça por dia para mulheres e até duas para homens.