Limpeza para a hora de cozinhar.

Tábuas de cozinha feitas com madeira podem acabar acumulando bactérias em sua superfície. Para evitar que isso aconteça, faça a manutenção periódica do utensílio.

Primeiramente, busque escolher uma tábua feita de madeira maciça, já que madeiras mais maleáveis são mais suscetíveis a rachaduras e cortes em sua superfície, o que deixa a tábua exposta a acúmulo de sujeira e bactérias. Selar a madeira com óleo mineral pode ser uma boa prática para proteger ainda mais a utensílio das impurezas do ambiente. Espalhe o óleo pela tábua, deixe descansar por alguns minutos e depois limpe com papel toalha. Repita no outro lado. Faça este processo, de preferência, uma vez ao mês.

Para a limpeza pós-uso, lave a tábua com água quente e sabão, e na hora de enxaguar, use água fria. Seque com papel toalha ou pano e deixe secar no escorredor.

Outra maneira de higienizar a tábua e retirar os odores de comida do utensílio é utilizar uma folha de papel toalha embebida com vinagre branco e passar na superfície. Jogar pitadas de sal na tábua ainda molhada também ajuda a absorver umidade da madeira. Para retirar manchas, use mistura de bicarbonato de sódio e limão e esfregue sobre a área afetada da madeira.

O ideal é sempre lavar sua tábua imediatamente após o uso, evitando deixá-la imersa em água, já que isso gera absorção de umidade e rachaduras na madeira.