A criançada está voltando para a escola com o fim das férias e é preciso cuidar da alimentação deles enquanto estão longe de casa. Uma lancheira recheada de alimentos saudáveis é uma forma muito melhor de controlar o que seu filho ingere durante o tempo na escola, evitando os salgados e produtos industrializados vendidos na cantina durante o recreio.
Porém, o armazenamento diário de alimentos dentro da merendeira, somado à manutenção incorreta do objeto, pode atrair organismos indesejáveis para a saúde de seu filho.
Para evitar surgimento de bactérias ou mofo na lancheira de seu filho, tente realizar a limpeza diária com água e detergente, higienizando ela com álcool gel depois que estiver seca. Por fora, lave com água e detergente, utilizando uma escovinha para auxiliar. Deixe secar ao sol, para evitar mal cheiro.
Caso algum alimento tenha sido derramado dentro do recipiente e deixado algum odor impregnado, passe um pouco de pasta de bicarbonato de sódio no interior e enxágue a lancheira após 5 minutos.
Uma boa dica para evitar a sujeira e preservar os alimentos, é o uso de embalagens com fechamento vedado, como ziplocks. Potes com tampas de boa vedação também são bons para impedir contaminação da comida e propagação de cheiros pela merendeira. Não empilhe os alimentos de forma que fiquem amassados dentro do recipiente. E busque orientar seus filhos a cuidar bem da lancheira, evitando deixá-la jogada no chão, por exemplo.
Com estas dicas, sua única preocupação vai ser o que escolher de mais saudável e delicioso para seu filho aproveitar no horário do lanche.