O depósito e descarte de restos de comida na lixeira do interior da casa quase sempre acaba gerando aquele cheirinho desagradável no ambiente onde está a lata. Como geralmente a lixeira fica na cozinha, o problema é pior ainda.
Para não passar desconforto durante seu tempo no cômodo e nem encarar constrangimento com as visitas, é preciso tomar alguns cuidados na manutenção da sua lata de lixo.
Itens do dia a dia podem ajudar você na hora de combater os odores na lixeira. Uma maneira fácil é, antes de colocar o saco de lixo, despejar algumas colheres de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira. O produto vai absorver a maioria dos odores. Acrescente lenços umedecidos junto ao bicarbonato, ou se não tiver o bicarbonato em casa, troque o produto pela borra de café, que também possui a mesma propriedade.
Para casos mais graves, onde o odor forte já está impregnado no utensílio, tente borrifar vinagre branco nas paredes internas da lixeira, aplicando algumas gotas de água oxigenada no vinagre, se tiver em casa. Esfregue a solução no interior com uma flanela ou pano velho e enxágue com água quente em seguida.
É importante destacar que detalhes simples podem evitar o surgimento do mau cheiro na lata de lixo. Tente retirar o lixo diariamente, principalmente quando houver lixo orgânico dentro da sacola; não jogue os dejetos diretamente na lata, sempre utilizando sacos de lixo para o depósito; lave a lixeira pelo menos uma vez por semana; e lembre-se que a separação de material orgânico (restos de comida, cascas de frutas, etc.) de material inorgânico (como embalagens de plástico ou latas) facilitam muito o descarte correto do lixo e ajudam a coleta de reciclagem, caso houver em sua cidade.