Correria. Isso define cada vez melhor nossos dias. Casa, filhos, cachorro, boleto da escola, enfim, você sabe que essa lista vai até o quintal se deixar. Nessa hora você precisa concordar em uma coisa com a Maria: no meio de toda essa correria, vez ou outra acabamos esculachando nossa dieta abrindo aquelas exceçõezinhas para comidas industrializadas que, em sua grande maioria, são bem carentes de nutrientes. E como boa parte das pessoas escapam dessa sina? Congelando alimentos.
Mas afinal, é verdade que os alimentos perdem nutrientes quando resfriados? Ou é verdade que ganham? Bom, segundo especialistas, tudo isso é verdade. Mas depende de qual alimento estamos falando. Mas chega de confusão. A Maria Brasileira fez uma listinha de quem perde, quem ganha pra você não esquecer mais!
Vamos aos alimentos que não aconselhamos congelar. Por que não? Bom, alguns perdem sua textura e até todas suas características. Veja só quais são:
Maionese
Gelatina
Cural
Pudins
Chantilly
Batatas
Ovos cozidos
Banana
Pêra d’água
e saladas cruas: alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino, rabanete, tomate, etc.
“Meu filho não quis comer agora e quer guardar o prato já pronto pra amanhã. ” Bom, pratos prontos tem suas próprias regrinhas na hora de subir pro freezer. Vamos lá:
O ideal é que congele aos poucos. Primeiro coloque na geladeira, ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Depois no freezer.
Se possível, pegue leve no tempero e cozinhe o prato o menor tempo necessário possível, pois o congelamento deve dar força aos temperos e amaciar os alimentos.
Quando ele ainda estiver quente, divida-o o prato, ainda quente, em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será consumido.
Pratos diferentes você deve congelar em vasilhas diferentes.
Quer descongelar sem ter p trabalho de precisar cozinhar? Use o microondas em potência mínima ou deixe o alimento na geladeira por cinco horas.
Enfim, congelando ou não seus alimentos, o importante mesmo é a sua saúde. Assim, priorize opções ricas em nutrientes e, claro, também cultive o hábito de praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. Assim você mantém um corpo e mente saudáveis e pode aproveitar o melhor da vida sem maiores preocupações.