Chegando a época de Carnaval já é possível encontrar glitter em todos os lugares, até mesmo onde não deveria… rs. Quem não fica muito feliz com essa situação são os mares e rios, que recebem parte de todo esse brilho nos dias seguintes, e cujo material demora mais de 100 anos pra se decompor. Nós podemos dar uma de “Capitão Planeta” e ajudar a mudar essa realidade com uma receita muito simples, onde você mesmo pode fazer o seu bioglitter. Continue lendo!
Como fazer bioglitter em casa?
Produzir seu próprio glitter é muito mais simples e ecológico do que parece, além de te poupar uma boa graninha.
Você vai precisar de:
- Pó de ágar-ágar;
- Corante natural;
- Pó de Mica;
- Água.
E aqui vai algumas dicas de corantes naturais pra seu carnaval ser uma explosão de cores:
Vermelho: urucum.
Verde: folhas de espinafre ou menta.
Violeta: pé de beterraba.
Amarelo: Cúrcuma.
Azul: sumo de repolho roxo.
Marrom: pó de café.
Misture o pó de ágar-ágar com água e o corante natural de sua escolha até virar uma pasta e adicione o pó de mica pra dar o brilho.
*pó de Mica é um composto mineral utilizado em cosméticos pra acentuar tons metalizados. Nessa ocasião, a Mica fica responsável pelo brilho do seu bioglitter.
Com a pasta pronta, espalhe por uma folha de acetato até que fique bem fininha e deixe secar por 36 horas, ou até que a pasta comece a se soltar da folha.
Agora é só triturar sua pasta seca em um liquidificador para deixar os pedacinhos bem pequeninhos e você pode utilizar como glitter por todo o corpo.
Por que fazer?
Não é segredo e nem novidade pra ninguém que precisamos cuidar do nosso planeta. E saiba que o glitter ou purpurina, nada mais são do que microplásticos revestidos por uma fina camada de alumínio.
Todos os plásticos demoram mais de 100 anos pra se decompor no meio ambiente, e a fragmentação em microplásticos é a mais danosa. O glitter que compramos nas lojinhas, já chega pronto em sua pior versão pra poluir os mares, rios e toda sua biodiversidade.
E por falar em descarte, como você remove o glitter do seu corpo após pular o carnaval?
A pior forma é se lavar e enviar toda essa quantia de plástico para os esgotos.
Mas então como fazer? Simples, remova com um lenço umedecido e descarte no lixo!
É claro que você não precisa deixar de usar o glitter nos bloquinhos, afinal, carnaval não é carnaval sem muito brilho e cor. Mas é necessário e essencial ter o conhecimento de quais pequenos atos influenciam e poluem nosso planeta.
E se você fizer seu bioglitter caseiro, não deixe de compartilhar com a gente na rede vizinha!
Não deixe de conferir outros conteúdos aqui do blog pra não perder nenhuma dica ou curiosidade sobre sua casa, limpeza e bem-estar.