Com os avanços da tecnologia, diversos eletrônicos surgem para facilitar cada vez mais nossas vidas e colaborar para ganharmos aquelas horinhas a mais no dia para nosso próprio lazer e o aspirador robô é uma delas. Assim como outros equipamentos domésticos, os robôs aspiradores chegaram com a mesma missão e muitos se perguntam se realmente valem a pena o dinheiro investido.
É o que vamos responder com esse conteúdo. Continue lendo!
Como o robô aspirador funciona?
Existem diversas marcas e diversas categorias desses facilitadores. Dessa forma, você pode encontrar funções variadas de acordo com o modelo selecionado para comprar.
De uma forma geral, os robozinhos possuem escovas na parte inferior que empurram a sujeira para seu centro, onde o mesmo aspira e mantém no reservatório.
Aqui começam os diferenciais para cada modelo. Alguns possuem mais de uma escovinha e são mais eficientes para as limpezas de cantos e tapetes. Assim como alguns também possuem a opção MOP, que, além de varrer e aspirar os pelos e poeiras, também passam um paninho pela casa.
Para aqueles que pensam em investir um pouco a mais, temos também opções com mapeamento do seu lar para não deixar nenhum cantinho para você finalizar o trabalho.
Quais são os cuidados necessários?
É claro que ainda não chegamos no momento dos robozinhos levantarem as cadeiras, empurrarem os sofás e tirarem os fios do caminho, essa parte ainda fica sob a responsabilidade de um ser humano.
Dessa forma, daremos algumas dicas para aumentar a eficiência do seu ajudante doméstico:
- Retire todos os fios do caminho;
- Se possível, remova os tapetes com franjas longas para evitar que o robô aspirador fique preso;
- Levante as cadeiras
- Recolha seus pertences (sapatos, brinquedos e outros acessórios que ficaram espalhados pelo chão)
Se pretende comprar um modelo sem o mapeamento da casa, recomendo que você feche as portas e limite os espaços, deixando robozinho limpando cômodo por cômodo. Assim evita que ele se espalhe muito e fique espaços sem limpar.
Robô aspirador x pets
Uma dúvida que pode vir à tona, é a relação do seu pet com o novo morador da casa. Isso vai depender muito do temperamento do seu bichinho, mas é sempre bom ficar atento aos primeiros contatos para entender como será sua reação e evitar alguns possíveis danos.
Um ponto muito importante que preciso falar, são as necessidades do seu pet 💩
Para evitar um desastre maior, o ideal é sempre recolher os presentes deixados pelos bichinhos antes de colocar o robozinho para trabalhar.
A aquisição vale a pena?
Por fim, chegamos ao ponto crucial desse conteúdo: a aquisição do robozinho vale a pena? Tudo depende da sua necessidade e do quanto está disposto a investir.
Se você estiver esperando uma limpeza pesada e que não tenha necessidade de fazer mais nada para deixar em ordem, talvez você se decepcione. O robô aspirador não substitui o toque de limpeza que as boas mãos humanas podem fazer, com atenção nos detalhes e o carinho e cuidado com o próprio lar.
Mas convenhamos que é um grande facilitador para manter a ordem durante a semana e diminuir os esforços para a limpeza mais pesada quando necessário.
Os valores vão variar conforme o modelo e funções inclusas. De uma forma geral, você encontrará modelos a partir de R$100,00 (mais simples), até alguns mais equipados e tecnológicos no valor de R$3.500,00.
Se a aquisição faz sentido para sua necessidade e valerá o investimento, recomendo que você procure o modelo ideal com as funções necessárias para seu dia a dia.
Esse conteúdo foi útil para você? Compraria o robozinho aspirador para facilitar sua rotina ou prefere dar mais atenção aos detalhes? Deixe nos comentários!
Não se esqueça de ler nossos conteúdos no Blog na Maria e nos seguir nas redes sociais!