Capa para conteúdo de limpeza e bem-estar

Como a limpeza ajuda no seu bem-estar?

Sempre comentamos sobre como a casa limpa nos dá uma sensação de conforto e bem-estar, e isso nunca foi apenas uma brincadeira.

A verdade é que, ao longo deste conteúdo, você passará a enxergar a faxina de uma forma bem diferente, e talvez até como uma aliada.

Então, seria possível afirmar que a limpeza ajuda no cuidado com a saúde mental? A resposta é sim! Falaremos mais disso a seguir:

Como a limpeza ajuda no bem-estar?

Diversos estudos são realizados dia após dia, e, com eles, somos capazes de descobrir informações importantes e que mudam a forma como enxergamos as situações. Alguns profissionais realizaram uma pesquisa na Universidade da Califórnia e detectaram o aumento de cortisol (hormônio do estresse) em pessoas que convivem com lares “fora de ordem”. 

Também foi possível afirmar que ambientes desorganizados nos deixam, consideravelmente, mais ansiosos. Isso ocorre pela grande quantidade de informações presentes no espaço.

Picos de ansiedade elevam o nível de cortisol no organismo, nos deixando mais estressados, com dificuldade de foco e desanimados.

Do outro lado da situação, temos a casa limpa e organizada. E, nessas condições, foi possível observar uma melhora nos níveis de estresse.

Assim como a prática de atividade física, limpar a casa também pode ajudar com a ansiedade e depressão devido ao gasto energético ao executar as atividades.

Nessa perspectiva, bastam 20 minutos de limpeza para que o corpo inicie a liberação de endorfina e melhore sua disposição.

Equilíbrio entre extremos

É claro que seus problemas não serão resolvidos apenas lavando louça ou varrendo chão. Funciona melhor como uma válvula de escape para aliviar o estresse do dia a dia.

A limpeza em excesso não mantém sua vida mais leve e alegre. Casos de pessoas diagnosticadas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) por limpeza, precisam de acompanhamento e auxílio profissional. Falamos um pouco mais sobre transtornos e saúde mental em um outro artigo do blog, e você pode conferir clicando aqui!

Oposto a isso, temos os acumuladores (pessoas que não conseguem se desfazer de objetos pessoais). Há casos de dificuldade no desapego por culpa, ou seja, possuem uma forte ligação afetiva com o objeto, como se fosse um membro da família. 

Para sua faxina ser uma aliada da saúde mental, a mesma deve ser realizada de forma periódica e organizada, mantendo objetos guardados, louças limpas e espaços bem ventilados!

Imagem ilustrativa de uma mulher limpando a bancada da cozinha

Como manter a casa (e a cabeça) em ordem!

Algumas ações no nosso dia a dia podem funcionar como potencializadores de endorfina. O melhor disso é que são tarefas simples e que fazem toda a diferença no seu bem estar.

Sabe aquela louça que você deixou para lavar depois e acumulou com outra louça que já estava na pia e aí foi se transformando em uma bola de neve? Nós realmente perdemos o controle muito fácil, e, quando percebemos, temos uma pilha de louça suja. 

O estresse causado pela sensação de “muita sujeira para limpar”, pode ser evitado se limparmos tudo no momento em que sujamos. Sem acúmulos!

E assim também funciona com sapatos e objetos espalhados pela casa. Ficaremos mais felizes e dispostos se deixarmos cada coisa em seu devido lugar. Além de nos poupar o tempo de uma faxina muito mais pesada que poderia ser otimizada.

Separamos alguns dos benefícios de manter tudo limpo e em ordem, confira:

  • Melhora na disposição;
  • Relacionamentos mais saudáveis;
  • Melhoria no sono;
  • Auxilia no humor;
  • Sensação de bem-estar.

Esses são pequenos hábitos que podem mudar e renovar sua disposição para o dia a dia. Por que você não se desafia a experimentar uma rotina mais organizada em casa para notar diferenças no seu bem-estar? Deixaremos esse desafio aqui!

Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no Blog.