Abrir o guarda-roupas e encontrar mofo em tudo não é nada agradável. Quer saber como limpar o mofo do seu guarda-roupa? Confira aqui as nossas dicas!
Imagine a seguinte cena: você está se arrumando para sair, e, quando você vai escolher a sua roupa, encontra várias manchas no seu guarda-roupas como se ele fosse um cosplay de dálmata mortal de um mundo paralelo.
O seu guarda-roupas cheio de manchinhas e aquele cheiro que parece que as roupas nunca secaram depois de uma tempestade. Terrível, né? Então, confira abaixo as nossas dicas para limpar e como prevenir o mofo no guarda-roupas.
Mas o que é o mofo e como identificá-lo?
Toda mancha em superfícies é mofo? Não, querido ser humano, até porque tem a estampa de polka dots, aquelas manchas de café que você só percebeu no final do dia depois de uma reunião super importante.
Às vezes, você pode já ter confundido o mofo com bolor. Então, vem com a tia Maria Brasileira, e vamos ver as diferenças entre eles:
- Ambos são causados por fungos, porém o bolor é meio acinzentado, com textura meio aveludada e atinge mais as superfícies dos objetos, por esse motivo são mais fáceis de limpar.
- Já o mofo pode ser considerado uma fase mais avançada do bolor e são aqueles pontinhos pretos que penetram mais profundamente nas peças, e, por isso, são mais difíceis de limpar.
Como limpar mofo de guarda-roupa?
Você acabou de identificar o mofo? Então, já comece a limpar para evitar que ele se espalhe.
Retire todas as roupas, sapatos, caixas de organização, ou seja, absolutamente tudo do guarda-roupas e coloque em um lugar que tenha boa ventilação e/ou pegue sol, pois isso irá ajudar a diminuir a umidade delas e tirar o mau cheiro.
Então, vamos arregaçar as mangas e bora limpar o mofo:
- Faça uma mistura de um copo de água para um copo de vinagre branco (sempre na proporção de um para um) e coloque em um borrifador;
- Borrife a solução em um pano e passe por toda a superfície do guarda-roupas, inclusive as gavetas, laterais e toda a parte externa (até o fundo);
- Deixe o guarda-roupas aberto para ele secar completamente, ou utilize um ventilador para acelerar o processo.
Ao limpar a parte externa do guarda-roupas, verifique se a umidade não está sendo causada por problemas como infiltração ou vazamento, pois eles podem ser resolvidos.
Ah, e não se esqueçam, queridinhos da tia, sempre façam um teste em uma pequena parte para ter certeza de que não haverá nenhuma reação aos produtos utilizados.
Mas, e as roupas?
O mofo fincou uma bandeira nas suas roupas? Neste caso, para as roupas brancas, você fará o seguinte:
- Em um recipiente, coloque 100 ml de água sanitária e 5 litros de água, e deixe a roupa de molho por 15 minutos;
- Enxágue-a com água e lave normalmente.
Para roupas coloridas, siga essas dicas:
- Pegue vinagre branco ou de álcool e aplique em um pano seco;
- Passe o pano na mancha até ela sair;
- Se a mancha for grande, deixe a peça de molho por 20 minutos em uma solução de 1 xícara e meia de vinagre branco e 2 litros de água;
- Enxágue-a e lave normalmente.
E não se esqueça, se ficar em dúvida se os tecidos irão aceitar esses produtos, sempre faça um teste em um pedacinho da roupa para ter certeza de que as soluções não irão estragar o tecido.
Não é só saber limpar, mas também evitar
É sempre recomendado limpar o guarda-roupas periodicamente para evitar esse tipo de problema.
E, para ter uma ajudinha contra a umidade, utilize aqueles produtos antimofo que encontramos em supermercados ou coloque bicarbonato de sódio, cal, gesso ou pedaços de giz em um pote e os coloque no guarda-roupas (e lembre de trocar o pote a cada 6 meses para manter a eficiência).
Pronto! Agora o seu guarda-roupas está livre de mofo e pronto para acomodar aquelas compras relâmpago e sem nenhum planejamento.
Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!