O sofá de couro é um móvel charmoso e capaz de transformar o ambiente à sua volta! Por se tratar de um objeto sofisticado, feito de um material diferente dos sofás convencionais, é necessário muita atenção na hora de fazer sua limpeza e não danificá-lo.
Alguns produtos, sejam químicos ou até misturinha caseiras, podem deixar o estofado manchado, com rachaduras ou até rasgar. Seguindo as recomendações corretamente, é possível manter o sofá limpinho e prolongar, ao máximo, sua vida útil.
Antes de ir ao passo a passo, é importante identificar qual é o tipo de couro do seu sofá. Abaixo, estão os 3 mais comuns:
Couro anilinado
Este modelo é coberto por uma camada aveludada, que lembra muito uma camurça. É o mais delicado de todos e a sujeira adere com mais facilidade devido à sua textura.
Sofá de couro sintético
Por se tratar de uma alternativa mais acessível ao couro natural, e sua origem ser ecologicamente correta, este modelo se tornou o mais comum atualmente.
Sofá de couro natural
São os modelos mais tradicionais, fabricados a partir do couro de animais. Devido à sua origem orgânica, são cada vez mais escassos de encontrar.
Tutorial de limpeza
Cada tipo de sofá de couro exige uma maneira específica de fazer a sua limpeza. Confira, abaixo, o passo a passo para cuidar de cada um deles.
Os modelos sintéticos e naturais possuem uma composição bem parecida, por isso, a forma de cuidar deles também é similar.
- Comece retirando o excesso de poeira da superfície com um pano seco.
- Com a ajuda de um aspirador limpe as sujeiras dos cantos.
- Passe um pano úmido com sabão ou detergente neutro por toda a sua extensão
- Passe outro pano, mas desta vez somente com água, para retirar o excesso de sabão.
- Utilize um pano seco para retirar a umidade.
Dica extra: Assim como a pele, com o tempo o couro natural pode ressecar e ganhar rachaduras. Após finalizar a limpeza, passe um creme hidratante, desses vendidos em lojas de cosméticos, para hidratar.
O couro anilinado pode acumular uma quantidade maior de sujeiras. A plumas e pelos dos pets, por exemplo, podem grudar no sofá. Por isso, o processo ganha mais uma etapa.
- Inicie a limpeza com o uso de uma escova seca e de cerdas macias por toda a extensão do sofá.
- Utilize um aspirador de pó para tirar as sujeiras dos cantos de difícil acesso.
- Passe um pano úmido com sabão ou detergente neutro por toda sua extensão
- Agora passe outro pano, mas somente com água, para retirar o sabão.
- Utilize um pano seco para tirar a umidade.
Conclusão
Em todos os casos, a limpeza é feita de forma delicada e sem a utilização de produtos abrasivos. Por vezes encontramos receitas que incluem vinagre, álcool e até bicarbonato. Porém, esses materiais não são recomendados, pois podem causar manchas instantaneamente, e, a longo prazo, desgastam o material até rasgar.
Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!
Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!