Durante a Segunda Guerra Mundial, o professor inglês Geoffrey Pyke sugeriu a substituição do aço (material em falta nesse período) pelo gelo Pykrete: uma mistura de gelo e serragem. A ideia, obviamente, não se tornou realidade, mas apresentou ao mundo o gelo eterno. Continue!
lendo para saber suas propriedades e como ele facilita a sua vida!
Porque esse gelo é “eterno”?
O gelo eterno, chamado Pykrete, não tem sua composição alterada, então continuam sendo dois elementos no estado sólido e de forma independente, mas que, unidos, formam o chamado compósito.
O compósito nada mais é do que uma composição formada por uma “matriz” e um “reforço”. Enquanto a água cumpre o papel de matriz, oferecendo a estrutura e preenchendo os “espaços vazios”, o algodão oferece a sustentabilidade química e física do compósito.
Pense da seguinte forma: gelo é apenas a água congelada, logo, suas moléculas são de hidrogênio e oxigênio (dois gases), por isso essa ligação é tão fácil de ser rompida.
É aqui que o algodão ou serragem se tornam a grande estrela. Sua composição sólida possui átomos com ligações mais fortes, garantindo uma boa estrutura como “reforço” do compósito.
Agora falando sobre a verdadeira qualidade do gelo eterno: durar mais. No pykrete, o reforço funciona para criar uma camada termo protetora, que mantém a temperatura baixa capaz de recongelar a água assim que esta retorna ao estado líquido.
Como fazer o gelo “eterno”?
Ingredientes:
- Água;
- Algodão / serragem / papel;
- Recipiente.
A quantidade do material varia de acordo com a quantidade de gelo que se pretende produzir.
O passo a passo é bem complexo, então preste bem atenção para não se esquecer de nada:
Forre o recipiente escolhido com o material de reforço (pode ser o algodão, serragem ou papel), cubra com água e feche o recipiente para evitar contaminação.
Prontinho, você tem um material super resistente e capaz de se manter congelado por muito mais tempo.
Como o pykrete facilita?
O pykrete tem a super utilidade de manter temperaturas baixas por mais tempo e sem derreter. Convenhamos que também é super prático e versátil. É você quem escolhe o tamanho ideal para a sua necessidade.
Entre tantas utilidades, você pode colocar o pykrete em seu cooler de bebidas, isopores e marmitas, para deixar tudo na temperatura ideal, sem se preocupar com a água derretida.
Quase um copo Stanley, mas economizando 99% do seu dinheiro.
Aqui no nosso blog você encontra outras dicas como essa para facilitar (muito) a sua vida. Não deixe de conferir!