Nada é tão prazeroso quanto um ambiente geladinho nos dias quentes, né não? Mas geralmente nos esquecemos de um detalhe extremamente importante: a manutenção e limpeza desses equipamentos. Então separamos esse conteúdo pra te ensinar como limpar o ar-condicionado, que não só economizará energia, mas também deixará de ser prejudicial à sua saúde.
Como saber que é hora de limpar o ar-condicionado?
Por ser um eletrodoméstico que fica “fora do alcance”, é bem comum que ele passe batido e não nos lembremos da manutenção e cuidados necessários.
Acontece que a falta de higiene do seu aparelho pode acarretar problemas respiratórios (por acúmulo de poeira e impurezas nos filtros) e aumento de consumo energético.
Você pode identificar que é hora de dar um trato no ar-condicionado quando ele já não estiver gelando tanto, causando maus odores ou até mesmo pingando água. Contudo, a recomendação é que ela seja realizada mensalmente. E sabe o melhor disso tudo? O processo não é trabalhoso! Continue lendo…
Higiene e saúde em dia de forma fácil
A manutenção que podemos fazer em casa, no ar-condicionado, é apenas a superficial, para remoção de impurezas do filtro.
Antes de qualquer coisa, remova o aparelho da tomada. Vamos evitar o choque, né?
Comece passando um pano úmido por toda a superfície do aparelho. Evite utilizar produtos multiuso, eles podem amarelar seu equipamento. Apenas o bom e velho pano úmido.
Agora retire o painel frontal para ter acesso ao filtro. Remova e lave-o em água corrente e sabão neutro, até retirar todas as impurezas. Evite que a água esteja muito quente pois os filtros são de nylon e podem estragar com temperaturas acima de 40°C.
Quando estiver tudo limpinho, aguarde até que o filtro seque por completo para, aí sim, retorná-lo ao aparelho.
A parte mais demorada é esperar secar!
É hora de chamar a assistência!
Claro que, apenas essa limpeza, não é a eficaz para deixar o aparelho 100% limpo, mas é o suficiente pra manter sua saúde em dia e estender a vida útil do seu ar-condicionado.
A limpeza técnica precisa ser realizada pela assistência do seu aparelho, de preferência anualmente. Eles cuidarão de todo o resto com qualidade e especialidade no serviço.
Não tente realizar a limpeza profunda do seu ar-condicionado por conta. A necessidade de cada modelo varia com a fabricante e o estilo, por isso, é importante ressalvar a importância dos especialistas técnicos.
Agora que você já sabe como manter seu aparelho limpinho, pode ligá-lo pra curtir o ambiente climatizado e fugir do calor do nosso Brasilzão!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas em nosso blog e nos seguir nas redes sociais, pra não ficar de fora de nenhuma novidade da Maria Brasileira!