Seja para transitar ou trabalhar, a máscara tornou-se item obrigatório em todo território nacional. Que tal uma ajudinha com os cuidados deste item? Confira:
As máscaras faciais podem ajudar a evitar a disseminação do coronavírus. Só que elas precisam ser bem utilizadas para que a proteção realmente aconteça.
Além disso, é importante ressaltar: o uso da máscara não é o suficiente como medida de prevenção, devendo ser utilizada junto com outras medidas. Não se lembra de todas as medidas de prevenção sugeridas pela OMS? Sem problema! Clique aqui para ler o post Coronavírus: Sintomas e precauções.
O que fazer!
1 – Não compartilhar
Máscaras são para uso individual. Mesmo sem sintomas, alguém pode ter contraído o coronavírus. Se essa pessoa dividir uma máscara com você, o risco de infecção cresce enormemente.
2 – Não fique muito tempo com a mesma máscara
Você deve trocá-la a cada duas horas ou toda vez que ela estiver úmida. Pessoas com nariz entupido ou que falam bastante tendem a deixar o item molhado rapidamente. Uma ótima tarefa é calcular quantas máscaras serão usadas ao longo do dia e sair de casa preparado!
3 – Não use a máscara no pescoço
Um dos erros mais perigosos e mais recorrentes. Você não está protegido se sua máscara não cobrir seu nariz e boca! Caso precise retirá-la para tomar água, por exemplo, é mais seguro deixá-la pendurada em uma das orelhas, na lateral do rosto.
4 – Não toque no pano sem lavar as mãos
É inevitável arrumar a máscara a cada quinze minutos. Para isso, você não deve, em nenhuma circunstância, encostar no pano sem antes higienizar as mãos. Caso a higiene for impossível no momento, procure acertar o posicionamento tocando apenas nos elásticos. O mesmo vale para tirá-la do rosto.
5 – Não deixe a máscara abaixo do nariz
O nariz é uma das principais portas de entrada do coronavírus no organismo. Ajuste o tecido no início da cavidade nasal, mais próximo dos olhos. Caso esteja ofegante ou algo parecido, procure uma máscara que se ajuste melhor ao seu rosto. Sempre evitando encostar no pano, mexa pelo elástico.
Máscara caseira e N95
A essa altura do campeonato, encontrar uma N95 é missão digna de Tom Cruise. A alternativa que nós encontramos é a utilização/produção de máscaras caseiras. Usar uma máscara facial que cubra a boca e o nariz reduz a distância percorrida pela respiração em mais de 90%, consequentemente reduzindo as chances de transmissão – e contaminação – pelo novo coronavírus.
A principal forma de contaminação pelo coronavírus é de pessoa para pessoa, por meio de gotículas expelidas quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala – mesmo que essa pessoa não esteja apresentando sintomas. Daí a importância do uso generalizado das máscaras.
Ajude sua cidade!
Leitor, caso haja em sua cidade a disponibilidade de uma máscara N95, não compre! Essas máscaras são destinadas ao uso profissional. Médicos brasileiros se encontram com uma enorme dificuldade para encontrar esse tipo de material. Dê preferência aos profissionais, salve vidas!
É importante entender que o uso de máscara em público vai além da autoproteção. É uma forma de proteger o próximo também! Por exemplo, se eu estiver usando máscara, mas a outra pessoa não e ela tossir na minha direção, eu posso ser infectado. Portanto, uma máscara não é suficiente. Agora se os dois usarem, um estará protegendo o outro e isso é muito importante.
Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!
Em nosso blog temos mais dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!