Outubro Rosa

Outubro Rosa

Além de ser o mês do Dia das Crianças e do Halloween, outubro é um mês muito importante para a nossa saúde. Conhecido como Outubro Rosa, é o mês de conscientização do câncer de mama.

Provavelmente você já viu diversas campanhas por aí sobre o Outubro Rosa, mas você sabe o que é a campanha? Como é o diagnóstico precoce? Então, veja abaixo.

Outubro Rosa e o câncer de mama

Outubro Rosa

Vamos lá, seres humanos, porque a conversa de hoje é mais séria, então bora prestar atenção.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que foi feita para trazer conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

E todas as ações de conscientização são muito importantes, pois, se a doença for identificada logo cedo, possuirá um prognóstico melhor. E não pense que isso acontece somente em mulheres, porque, mesmo que a taxa seja baixa, os homens também correm esse risco.

Confira aqui, nesse link, o nosso texto em que explicamos melhor sobre o que é o câncer de mama, e também, mostramos algumas ações que a nossa rede já fez para esse mês especial.

Sintomas do câncer de mama

Outubro Rosa

Segundo o Portal Drauzio Varella, alguns fatores de risco para o câncer de mama são a idade avançada, histórico familiar (se você tem alguém da sua família que já teve câncer) e mutação genética.

Por isso, é sempre bom ficar de olho na sua saúde e ter em mente que o diagnóstico precoce é sempre a melhor opção.

Alguns sintomas do câncer de mama:

  • Nódulo (caroço) endurecido na mama, porém, geralmente, você não sente dor;
  • Caroços na região das axilas e/ou pescoço;
  • Alteração na forma do mamilo;
  • Secreção de líquido nos mamilos;
  • Pele retraída e/ou com aparência de casca de laranja.

Diagnóstico precoce

Outubro Rosa

Uma das opções para o diagnóstico precoce é o autoexame, que todos podem fazer nas suas casas, enquanto estão esperando sair o último episódio daquela série que tem animaizinhos que soltam fogo.

Mas como fazer o autoexame? Vamos lá, iremos te ensinar duas maneiras.

Em frente ao espelho:

  • Fique de frente para um espelho, de preferência um em que você possa ver todo o seu tronco;
  • Coloque as mão na cintura e observe se há alguma alteração nas mamas, se tem alguma mudança na textura da pele, mamilo e/ou aréola;
  • Solte os braços e repita as observações;
  • E, por fim, levante os braços e verifique as mesmas coisas.

E como fazer o autoexame deitada?

Deite-se, coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo e posicione a mão esquerda atrás da cabeça;

Como os dedos da mão direita, faça movimentos circulares e observe se há alguma alteração;

Após isso, coloque o travesseiro embaixo do ombro direito e a mão direita atrás da cabeça e repita os movimentos com a mão esquerda.

Se você perceber alguma mudança, primeiro, respire fundo e mantenha a calma. Procure um médico especializado para fazer um melhor diagnóstico, além de realizar o acompanhamento e exames mais adequados, como a mamografia.

E, falando nisso, o exame de mamografia é um exame muito importante para detectar o câncer de mama antes mesmo de aparecerem os sintomas.

Então, queridinhos, principalmente se vocês têm a partir de 40 anos, o exame de mamografia deve estar entre os seus exames de rotina.

É isso aí, queridos seres humanos: pequenas ações e tomadas de decisão são muito importantes para vivermos uma vida mais saudável. Sempre pensando que o diagnóstico precoce é o melhor caminho.


Não perca tempo. Clique no banner e agende sua limpeza! 🧹🧹🧹


Somos a rede de franquias Líder no segmento de limpeza e cuidados, criada com um propósito: facilitar o seu dia a dia!

Em nosso blog temos dicas de limpeza e cuidados. Siga nosso perfil no Instagram e no Facebook para acessar conteúdos incríveis e não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube!