Capa do conteúdo passar o Natal sozinho

Passar o natal sozinho: manual de sobrevivência!

Muitas pessoas amam a época das festas. É o momento de reunir a família, trocar presentes e se emocionar com as lindas mensagens sobre amor e compaixão. Por outro lado, algumas pessoas não passam pelos melhores dias nesse período e precisam, ou escolhem,  passar o natal sozinho.

Para aqueles que estão sozinhos, perderam alguém especial esse ano ou não se sentem à vontade no dia 25, separamos um manual de sobrevivência para o Natal sozinho para ajudá-los nesse momento delicado e de um ano que se encerra. Confira a seguir:

Acolha e respeite a situação de passar o Natal sozinho

O Natal pode ser um pesadelo para quem não está passando por bons momentos da vida. A união familiar e celebração podem despertar alguns sentimentos de isolamento e rejeição, por exemplo.

Em outra situação, caso você tenha perdido alguém importante durante o ano, imaginar um lugar vazio na ceia pode ser desolador e você prefira cancelar o Natal, ou até mesmo se você apenas não gosta da simbologia presente e prefira evitar todos os sentimentos aflorados.

Essa é mais uma situação de “encare seus medos de frente” (alguns monstros são menores se olhados de igual para igual), e entender que é apenas um período já pode ser um ótimo ponto de partida para ressignificar a data e minimizar as angústias.

Se for preciso chorar ou viver algum sentimento intensamente, está tudo bem! É preciso respeitar nossos sentimentos, além de que, quanto mais evitamos e fugimos, mais reprimido e potencializado eles se tornam.

Não é um dia fácil para você se enxergar como seu próprio inimigo. Se abrace, se acalme e faça o que for preciso para ficar bem!

É hora de se presentear.

Por que não fazer dessa situação o seu dia especial?

Faça uma lista de tudo que gosta (vale filme, comida, séries) e viva o seu dia ideal. Essa também é uma ótima situação para se presentar com o que tanto queria e estava esperando o momento certo de comprar.

Se permita viver um dia incrível com tudo que te faz bem. Você merece!

Ah, e um ponto muito importante: use dessa oportunidade para ficar distante das redes sociais! Não é um bom dia para ver fotos e vídeos das celebrações que você está tentando evitar.

Imagem ilustrativa

Inteligência emocional pode ajudar a passar o natal sozinho

Cada um tem o seu motivo particular para não se identificar com as celebrações natalinas, e uma ajuda profissional pode ser de grande valia para ajudar a entender e lidar com a situação.

Quando identificamos nossos medos e traumas passados, é possível seguir a diante sem medo de sermos assombrados por feridas que não estão completamente cicatrizadas.

A partir daqui, é possível falar de esperança!

Nós precisamos de esperança para seguir em frente. Situações difíceis acabam, anos difíceis terminam e com o dia de Natal não seria diferente.

 

A conclusão desse conteúdo fica por conta de você leitor, afinal, estamos falando do seu dia.

Espero que você fique bem e que o seu dia 25 seja incrível da forma que for possível. Também te convido a compartilhar nos comentários sua experiência e algumas dicas valiosas que funcionam para você, porque isso pode ajudar outra pessoa!

Não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog e nos seguir nas redes sociais 😊